Das agências internacionais em Brastilava, Eslováquia
Um dos jogadores mais importantes da história do futebol da Eslováquia faleceu nesta segunda-feira, aos 75 anos. A Federação de futebol local confirmou a informação, mas não revelou as causas da morte. O defensor Jan Popluhar ficou famoso como principal marcador de Garrincha na Copa do Mundo de 1962, no Chile.
O Brasil conquistou o bicampeonato mundial, e Popluhar teve a missão de parar o grande nome da Seleção naquela competição. Os dois jogadores se encontraram duas vezes. Ainda com a camisa da Tchecoslováquia, Popluhar teve sucesso na primeira fase. O Brasil não conseguiu sair do empate sem gols.
Brasil e Tchecoslováquia se classificaram para a etapa eliminatória e voltaram a se enfrentar na final da Copa-1962. Popluhar não conseguiu repetir a boa atuação da fase de grupos. Com isso, a Seleção comandada por Garrincha venceu por 3 x 1 e ficou com o título.
Além do vice da Tchecoslováquia no Mundial, Popluhar também participou do bronze da seleção de seu país no Campeonato Europeu de 1960 e disputou a Copa de 1958, na Suécia.
Em 2002, Popluhar foi eleito o melhor jogador da Eslováquia no século 20.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário