sexta-feira, 13 de maio de 2011

Amistosos da Seleção no Brasil terão ensaio de serviços da FIFA

Gazeta Press

Se preparando para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o Brasil terá testes para os serviços da FIFA nos próximos jogos da Seleção Brasileira no país. Os testes nos estádios terão como objetivo mostrar aos profissionais e aos espectadores o que será feito durante as competições.

Os testes serão realizados nas partidas da seleção contra a Holanda, no dia 4 de junho, em Goiânia, e no dia 7, contra a Romênia, em São Paulo.

De acordo com a CBF, três itens principais serão contemplados nestes testes: competições, segurança e imprensa. No entanto, como os estádios utilizados nos amistosos (Serra Dourada e Pacaembu) não estão adaptados aos níveis da FIFA para a Copa, os serviços serão oferecidos de maneira parcial.

Na área de imprensa, serão disponibilizadas posições de transmissão, tribunas de imprensa, posição para fotógrafos, centro de mídia e salas de entrevistas coletivas com um nível de serviços parecido com o oferecido em Copas do Mundo.

Na área de segurança, será implantado o modelo integrado entre o poder público e privado. Os órgãos de Segurança Pública ficam responsáveis pela cidade e vias públicas até a porta dos estádios, e só intervêm quando há grave tumulto com necessidade de manutenção da ordem pública ou quando for necessário o emprego do poder de polícia, ou seja, dentro da missão prevista nas Constituições Federal e Estaduais. Durante as partidas, a polícia atua nas instalações esportivas somente sob demanda, e os seguranças privados desempenham as funções na área do estádio.

A ideia é empregar em torno de mil seguranças privados em cada um dos dois jogos. O objetivo é, de acordo com a organização, oferecer um ambiente seguro e pacífico para a realização das partidas, dentro de um modelo sem confrontos. Os seguranças estarão envolvidos somente com a operação do estádio, sendo a orientação do público feita por orientadores, função que será desempenhada por voluntários. Eles atuarão na organização das filas de entrada, além de orientação e indicação de portões, acessos e sanitários. Por enquanto, serão utilizados apenas no jogo do Pacaembu (não haverá esse serviço em Goiânia).

No Pacaembu, os orientadores também auxiliarão na localização dos assentos numerados, que serão respeitados apenas na área do setor oeste de cadeiras. Serão utilizados aproximadamente 200 orientadores.

Na área de competições, a atuação do Comitê Organizador será no serviço às equipes, inclusive com a presença de um team liaison officer (TLO), um elo entre a seleção e a organização do evento. O protocolo de jogo também será implantado de acordo com o serviço de uma Copa do Mundo da FIFA.

Nenhum comentário: