terça-feira, 25 de março de 2008

100 anos de Atlético Mineiro

Redação e agências nacionais

Há exatamente 100 anos, nascia um dos times mais especiais e gloriosos do futebol brasileiro, dono de uma das maiores e mais apaixonantes torcidas: o Clube Atlético Mineiro. Este time possui vários títulos, mas um deles é único e nenhum outro pode ter honra igual, o Galo foi o primeiro campeão brasileiro da história em 1971, também conquistou 38 vezes o camponato mineiro, entre suas conquistas internacionais, destaque para a Copa do Gelo, em 1950, façanha imortalizada no hino do clube, além do bicampeonato da extinta Taça Conmebol, em 1992 e 1997.
O Atlético Mineiro já disputou várias partidas contra seleções, inclusive o Brasil que perdeu por 2 x 1 para o Galo em 1969, o Atlético também já venceu as seleções da Argentina (em 1941) Uruguai por duas vezes (em 1966), México (em 1972), França (1977), etc. o último confronto do Galo contra uma seleção foi no dia 18 de junho de 2000, quando venceu a seleção da Jamaica por 2 x 1.

Grandes jogadores já tiveram o prazer de vestir a camisa Alvi-Negra do Galo Mineiro, entre eles, Dario, Reinaldo (maior artilheiro da história do clube com 255 gols), Zenon e na história recente Guilherme, Marques, etc.

Talvez um dos fatos mais marcantes da história do Atlético, foi sua queda em 2005 para a Série-B do campeonato brasileiro, porém, com um ótimo time e com o incentivo de sua torcida, que deu um show em cada uma das partidas realizadas no Mineirão, o Galo se sagrou campeão da segundona em 2006 e voltou a elite do futebol nacional.


Um pouco de história

A fundação
O Atlético foi fundado por um grupo de estudantes, em 1908, que trocou as aulas por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte onde eles jogavam futebol com uma bola de meia, o time surgiu com o nome de Athlético Mineiro Football Club. Logo no seu jogo de estréia, quase um ano depois da sua fundação em 21 de março de 1909, o clube conquistou o primeiro triunfo, vencendo o Sport Club Futebol por 3 a 0.
O primeiro gol da história do clube foi marcado por Aníbal Machado, que viria a se tornar escritor mais tarde.
Em 1912, o clube mudou a grafia do nome para a atual, Clube Atlético Mineiro.

O escudo
O escudo do Atlético é utilizado pelo Clube desde 1922, tendo sofrido pequenas alterações até chegar no formato atual. A estrela amarela representa o 1º Campeonato Brasileiro, conquistado pelo Galo em 1971. O escudo também recebeu estrelas vermelhas em duas ocasiões: na conquista do Torneio Campeão dos Campeões, em 1978, e da 1ª Copa Conmebol, em 1992. As estrelas vermelhas foram retiradas em 1999.


O primeiro título
Foi o Galo que faturou a primeira edição do Campeonato Mineiro, em 1915. O título veio com cinco vitórias, um empate e uma derrota, num torneio que reuniu cinco participantes: América, Cristóvão Colombo, Higiênicos e Yale, além do Atlético. Apesar do início com sucesso, a segunda conquista do estadual só veio em 1926, interrompendo a seqüência de dez títulos do América. Esse foi o maior jejum de troféus da história alvinegra.

O mascote
O Galo, mascote que praticamente se confunde com o nome do clube, surgiu em 1940, pelas mãos do cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, que fora incumbido de batizar cada equipe mineira com um animal para o Jornal Folha de Minas. Representando a garra e a bravura com que o time jogava, coube ao Atlético o Galo Carijó, que nunca se entregava antes do fim das batalhas.

O hino
Idolatrado pela torcida, o Hino ao Clube Atlético Mineiro é um dos mais cantados em estádios no Brasil. Ele foi escrito e composto por Vicente Motta, em 1969. Em 1976, em Nápolis, na Itália, houve um concurso mundial de hinos de clubes de futebol e o do Galo foi o vencedor, tornando-se o mais belo hino de um clube de futebol do mundo.

Hino Oficial do Clube Atlético Mineiro

"Nós somos do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador.


Vencer, vencer, vencer
Esse é o nosso ideal
Honramos o nome de Minas
No cenário esportivo mundial

Lutar, lutar, lutar
Pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer

Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos campeões
Somos o orgulho do Esporte Nacional

Lutar, lutar, lutar
Com toda nossa raça pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer".

O primeiro hino oficial do Clube foi composto em 1928 por Augusto César Moreira (música) e Djalma Andrade (letra), conheça o hino:

"O Atlético em valentes combates
Sai dos Campos coberto de Glórias
E na luta, nos grandes embates
Que ele tem conquistado vitórias.

Alvinegro pendão de Vitórias
A cidade te aplaude altaneira
Cada dia que passa mais glórias
Vem pousar sobre a nobre Bandeira

Se a cidade o proclama altaneira
é que o povo lhe rende justiça
se entre palmas desfralda a Bandeira
Entre louros a tira da liça

É o querido dos fados, da sorte
Não encontra nos campos rival
toda gente proclama o mais forte
o mais nobre, o mais bravo e leal".

A Mala Esportiva deseja os parabéns ao Atlético Mineiro, Galo Forte e Vingador pelo seu centenário!

Mala Esportiva - O Melhor do Esporte Está Aqui!

Nenhum comentário: