terça-feira, 13 de maio de 2008

Partida marcada pela intolerância decidirá Copa da UEFA nesta quarta-feira

Redação e agências nacionais

Na cidade de Manchester, o Zenit, clube de torcedores racistas, enfrentará o Glasgow Rangers, time que mudou a política de contratações em 89 e passou a aceitar católicos



Zenit-RUS e Glasgow Rangers-ESC decidem a Copa da UEFA nesta quarta-feira, em Manchester. Em campo estará também a questão da intolerância, tanto racial quanto religiosa. A partida no estádio City of Manchester começa às 15h45m, horário de Brasília.

O time russo tem uma torcida declaradamente racista e seu técnico, o holandês Dick Advocaat, já admitiu que não pode contratar jogadores negros. Por sua vez, há quase 20 anos, a equipe escocesa deu um passo à frente contra o preconceito: o Rangers, clube de origem protestante, optou por mudar a sua política de contratações ao abrir as portas para os católicos.


A torcida do Zenit é uma das mais radicais do mundo. Nos jogos do seu time, ela costuma ofender negros com faixas e cânticos racistas. Sua postura quase fez com que o clube fosse eliminado pela UEFA da competição. Nem mesmo os apelos da opinião pública mudaram a cabeça de dirigentes e torcedores. O Zenit simplesmente não contrata negros, como deixou claro Advocaat em uma entrevista recente.


"Não quero negros no meu time porque meus torcedores não querem" disse Advocaat.



O Rangers, clube com mais de 130 anos de fundação, também passou décadas entregue ao preconceito. Só abria as portas do Ibrox Stadium para jogadores de origem protestante, já que o Celtic, seu maior rival, era admirado pelos católicos. A política só caiu em 1989, quando o técnico Graeme Souness convenceu os dirigentes a contratar Mo Johnston, atacante que havia brilhado com a camisa do Celtic alguns anos antes. Foi a primeira negociação católica desde a Primeira Guerra Mundial (entre 1914 e 1918). O Rangers aceitava os anseios dos tempos modernos e esquecia os ranços do passado, algo que o Zenit insiste em manter até hoje.

O Zenit poderia ser chamado de a zebra da Copa. A equipe foi avançando fase após fase sob a desconfiança dos críticos. E só pegou adversários complicados. Depois de passar pela fase de grupos, eliminou Villarreal-ESP e Olympique de Marselha-FRA, ambos favoritos, nas primeiras fases eliminatórias. Nas quartas-de-final, não deu chances ao Bayer Leverkusen-ALE. Chegou até mesmo a golear por 4 a 1 atuando fora de casa.

Nas semifinais, a equipe comandada por Dick Advocaat conseguiu o feito mais impressionante. Não temeu a força do gigante Bayern de Munique-ALE e conseguiu dois resultados expressivos. Fora de casa, empatou por 1 a 1. E em sua casa, goleou por 4 a 0.

Para tentar chegar ao título, o Zenit não poderá contar com o seu principal atacante. Progrebnyak, artilheiro da Copa da UEFA com dez gols, está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Tekke disputa a vaga com Fayzulin.


O Rangers também percorreu um caminho difícil e surpreendente até a decisão, mas conseguiu avançar utilizando um estilo diferente de jogo. Enquanto os russos gostam de atacar, os escoceses não têm qualquer vergonha quando o assunto é defender. Na fase eliminatória, disputaram oito jogos e sofreram apenas dois gols. O goleiro Allan McGregor não é superado desde a segunda partida das oitavas-de-final, o que mostra a força da retranca montada pelo técnico Walter Smith.

Antes de chegar à decisão, o Rangers passou por Panathinaikos-GRE, Werder Bremen-ALE, Sporting-POR e Fiorentina-ITA. Será a primeira final européia do Rangers em 36 anos (único título foi o da antiga Recopa). Por isso, o gigante escocês sente a pressão da conquista. Mas o técnico Walter Smith não poderá contar com três peças importantes: os atacantes Steven Naismith e Chris Burke e o goleiro Allan McGregor.

Nenhum comentário: