sábado, 3 de maio de 2008

Pequim 2008: Tocha passa por Macau sem incidentes


Por: Agência EFE

Os habitantes de Macau, a ex-colônia portuguesa que nesta sexta-feira recebeu a tocha olímpica, vinda de Hong Kong, apoiou com bandeiras chinesas e camisetas locais o primeiro revezamento da chama pelo território.

O percurso de 27 quilômetros por Macau durou cerca de três horas e sem os tradicionais protestos a favor dos direitos humanos ou da independência de Tibete que acompanharam o périplo internacional da tocha.

Edmund Ho, chefe executivo da ex-colônia portuguesa, presidiu a cerimônia de início do revezamento na Doca dos Pescadores, para onde a chama retornou após menos da metade das 7 horas programadas inicialmente.

Os responsáveis de segurança adiantaram semanas atrás que Macau redobrariam suas medidas de segurança para o evento. Além disso, as autoridades de imigração impediram nos últimos dias a entrada de vários políticos e ativistas de Hong Kong a seu território.Durante a passagem da tocha pela ex-colônia portuguesa, devolvida à China em 1999, Macau mostrou suas diferentes vitrines, dos luxuosos cassinos a seu patrimônio histórico.

Após passar por Macau, a chama partirá para a ilha chinesa de Hainan.

Nenhum comentário: