quinta-feira, 26 de junho de 2008

Lula anuncia projeto para aposentadoria de jogadores

Por: Terra Esportes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira que irá propor um projeto ao Congresso Nacional para conceder uma aposentadoria a jogadores de futebol que foram campeões de Copas do Mundo.

Os valores ainda não estão definidos e serão destinados apenas aos ex-atletas que não gozam de boa situação financeira. Os detalhes da proposta deverão ser discutidos entre o ministro e a Associação dos Campeões do Mundo de Futebol na próxima segunda-feira, em São Paulo.


Ao condecorar hoje os jogadores campeões mundiais da Copa do Mundo de 1958, o presidente Lula disse que foi informado das "privações" por que passa o jogador Moacir, campeão mundial na Copa do Mundo da Suécia, e afirmou que os ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Planejamento, Paulo Bernardo, já estão estudando mecanismos para viabilizar a aposentadoria.
"Na vida de um ser humano, qualquer que seja a atividade, tem uns que progridem, tem uns que não progridem, uns conseguem, uns conseguem vencer mais, outros conseguem vencer menos. Eu sei que nem todo mundo que foi campeão em 58 conseguiu ter uma condição financeira de sobrevivência. Lamentavelmente no esporte não temos as garantias institucionais para que tenha um sindicato forte de atleta profissional. Com uma parcela da renda de cada jogo deveria ser criado um fundo para cuidar dos atletas, que são os artistas, quando eles mais necessitam", argumentou o presidente.
"Eu pedi ao ministro Orlando, falei com o ministro do Planejamento. Por esses dias nós vamos apresentar uma proposta junto ao Congresso Nacional para a gente criar uma aposentadoria para que esses cidadãos, que são a cara do Brasil que vence, possam viver mais dignamente, ou, pelo menos, ser respeitado", completou Lula.

Em princípio, a aposentadoria será destinada apenas a campeões do mundo de futebol, mas o ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que, em um segundo momento, outros atletas podem ser beneficiados.

Em princípio, a aposentadoria será destinada apenas a campeões do mundo de futebol, mas o ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que, em um segundo momento, outros atletas podem ser beneficiados.

"O presidente determinou que nós encaminhemos, e será provavelmente por um projeto de lei, a criação de uma aposentadoria especial para os atletas campeões do mundo de futebol. É um projeto que vai ser focado nos atletas campeões do mundo de futebol que não tenham determinado rendimento. Vai ser um apoio para aqueles que mais precisam. O presidente deu a missão para que em 30 dias nós tenhamos pronto esse projeto, que servirá sobretudo para dar assistência aos atletas e às suas famílias", explicou Silva.

De acordo com o presidente Lula, os ex-atletas de futebol merecem o "reconhecimento" do Estado brasileiro, uma espécie de "reparação".

"Não é justo. Um país de 190 milhões não tem o direito de permitir que os poucos que conseguiram enaltecer a alma da nossa gente ao mundo não mereça o reconhecimento do Estado brasileiro. Vamos fazer essa reparação. Não é sempre que a gente consegue produzir heróis", disse.

CBF

O ministro do Esporte tentou justificar o porquê de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não ter tomado a iniciativa até hoje de conceder essa aposentadoria.

"Existe uma lei no Brasil que determina que um percentual de cada atleta profissional deve ser utilizado para assistência e apoio dos atletas. Essa lei, até o ano que passou, não tinha sido regulamentada. O presidente Lula no ano passado baixou um regulamento estabelecendo critérios de repasses dos recursos", disse.

"A CBF colocou no regulamento do Campeonato Brasileiro desse ano. Espero que esse fundo que a lei prevê e que agora foi regulamentado ajude os atletas que têm dificuldades a ter uma vida melhor", declarou o ministro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu pai foi jogador a muitos anos e hoje passa por dificuldades financeiras, trabalhando como chaveiro.
Não acho justo! Essa noticia me deixou muito triste.
Meu pai serviu aos clubes em que jogou com muita competência e garra, fez muita gente gritar de emoção e agora ele tem que pagar pelos anos em que jogou, sem ser lembrado e sem direitos.
Realmente isso me magoa demais senhor Presidente.
Acho que o Senhor foi infeliz ao querer colocar um projeto em que só beneficia estrelas de Copa do Mundo.
Escrito por: F.C.F