segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pequim 2008: Tocha Olímpica passa pelo maior lago da China

Por: Terra Esportes e Agência Xinhua


A Chama Olímpica passou pelo Lago Qinghai, um lago sagrado no coração do povo tibetano, na manhã desta segunda-feira. O lago de água salgada é o maior da China, com uma área de 4,3 mil quilômetros quadrados. Também é uma área de proteção ecológica importante no noroeste do país.

O símbolo foi recebido por uma hada branca de quase 6km de comprimento e vinho de cevada. As hadas são longas mantas brancas que, segundo o costume tibetano, são oferecidas aos convidados para dar boas-vindas e expressar agradecimento.

O Lago Qinghai é a segunda parada da Chama na província de Qinghai, noroeste da China. Um total de 162 portadores correram 6km ao longo da margem sul do lago, onde se localiza o distrito de Gonghe, na prefeitura autônoma tibetana de Hainan.

Quase metade dos portadores foram tibetanos. Centenas de tibetanos locais com roupas típicas se reuniram na cerimônia de partida, que começou às 10h50 (horário local), cantando e dançando para dar as boas-vindas à chama.

"Estou muito feliz e empolgado. Nunca pensei ser escolhido o primeiro portador no Lago Qinghai, nosso lindo, sagrado Lago Qinghai", disse o primeiro portador da tocha, Dagar, um médico da etnia mongol.

Do ponto de partida até o final, os moradores locais, inclusive dezenas de estudantes tibetanos jovens, cumprimentaram a chama e os portadores com uma hada branca de quase 6km no caminho.

A chama viajará depois para a capital provincial de Xining, a última parada da seção de três dias em Qinghai. Localizado no nordeste do Planalto Qinghai-Tibete, o Lago Qinghai fica a cerca de 150km a oeste de Xining.

Nenhum comentário: