sexta-feira, 27 de junho de 2008

Vestígios do palco de 1958 vão abaixo em quatro anos

Por: UOL Esportes

Após grandes reformas, com poucos resquícios do que foi o palco da primeira Copa do Mundo vencida pela seleção brasileira, em 1958, o estádio sueco Rasunda tem apenas mais quatro anos de vida. Em 2012, ele irá abaixo.

A velha arena dará lugar a um conjunto residencial completo, e um novo estádio será levantado a menos de um quilômetro da atual localização, em Solna, cidade vizinha a Estocolmo, capital do país.

"O estádio está defasado. Sua atual construção é de 1937, reformada para a Copa do Mundo de 1958 e, depois, completamente reformada para a Eurocopa de 1992", afirmou Jonas Nystedt, assessor da federação sueca. "Desde então, o estádio foi envelhecendo, e atualmente já não é possível fazer mais mudanças."

O Rasunda hoje é a sede da federação sueca e acolhe partidas do AIK, clube histórico fundado em 1891. "As estruturas já não comportam as atualizações exigidas para o futebol moderno", disse Nystedt. A instalação futura terá hotel, centro de conferência e restaurantes.

Se o estádio não atende às demandas mais profissionais do jogo, também já não guarda muitas lembranças do passado, nem mesmo as do Mundial em que a Suécia teve sua melhor campanha.

Hoje, em suas dependências estão alguns documentos da competição nos gabinetes da federação e, em uma das alas internas, a chave do torneio em versão ampliada, para que se saiba a trajetória dos brasileiros campeões e do vice do país.

"Mas o grosso das relíquias está no Museu do Esporte sueco, em Estocolmo", avisou Nystedt. A exposição fica aberta até agosto, para celebrar a marca de 50 anos da Copa. A comemoração oficial será realizada em amistoso contra a França, no dia 20 de agosto.

Das oito partidas que recebeu na Copa de 1958, duas foram do Brasil - além da decisão, a semifinal contra os franceses. O Rasunda também abrigou jogos da Copa do Mundo de futebol feminino, em 1995.

Apesar de ter sido construído para um público máximo de 40 mil espectadores, o Rasunda chegou a abrigar mais de 52 mil torcedores, em 1965, num confronto entre Suécia e Alemanha, válido pelas eliminatórias européias para a Copa de 1966, segundo a Fifa. Assim como na final de 1958, a seleção da casa voltou a perder em seu domínio, por 2 a 0.


A história da arena começa em 1910. Naquele ano foi construída uma com capacidade para 12 mil espectadores, no mesmo local onde, atualmente, está situada a inaugurada pelo rei Gustavo 5º em um amistoso com a Inglaterra. O estádio tem a fama de colocar os espectadores quase dentro de campo.

A construção de seu modelo mais moderno, com capacidade para 50 mil torcedores, terá o patrocínio do Banco da Suécia. A instituição pagou mais de 150 milhões de euros, e do velho Rasunda de 1958 não sobrará nem o nome - a partir de 2012, será apenas a Swedbank Arena.

Nenhum comentário: