quarta-feira, 18 de junho de 2008

NBA: Boston Celtics detonam o Los Angeles Lakers e conquistam a liga pela 17ª vez após 22 anos

Por: Uol Esporte

Os Celtics se impuseram diante do Los Angeles Lakers nas finais - mais uma vez - e conquistaram seu 17º título da NBA. Nesta terça-feira, a equipe de Boston defendeu seu mando de quadra, venceu por 131 a 92, se sagrou campeã após 22 anos e ainda alargou seu retrospecto contra os californianos.

Na decisão dos sonhos para o marketing da liga, revivendo uma rivalidade dos anos 60 e 80, os campeões do Leste superaram os Lakers pela nona vez em 11 confrontos diretos pelo troféu. O triunfo também rendeu uma folga de três conquistas para os concorrentes e mais tranqüilidade na condição de franquia mais vencedora do basquete profissional norte-americano.

A série foi encerrada em 4 a 2 de modo expressivo. Os Celtics aniquilaram os Lakers à base da defesa já no primeiro tempo. Depois de muitos problemas físicos durante o confronto, o time colocou em quadra sua melhor formação - Rajon Rondo e Kendrick Perkins ao lado dos astros Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnet -, o que foi muito para os oponentes.

"Temos três homens (Garnett, Pierce e Allen) que haviam conseguido tudo em suas carreiras, exceto um anel de campeão. Com o dinheiro que têm, podem comprar qualquer coisa, exceto o troféu de campeão, e nós sabíamos que a única forma de consegui-lo era trabalhar em conjunto, confiando um no outro", disse o técnico Doc Rivers.


Depois de um primeiro quarto equilibrado, vencido por 24 a 20, veio a "lavada" já na parcial seguinte. A equipe da casa definiu a partida com pressão implacável em cima da bola, muita atenção nas coberturas e amplo domínio nos rebotes (os Lakers não apanharam nenhum ofensivo nos primeiros 24 minutos).

Isto é, a humilhação foi construída com a mesma marcação sufocante que lhe deu a melhor campanha da temporada regular. No final do primeiro tempo, o placar era de 58 a 35. Não havia mais espaço para nenhuma reação de Los Angeles, fosse por orgulho ou por recursos técnicos do ala-armador Kobe Bryant.

"Já vi algumas defesas bem duras, e a deles está lá no topo. Eles apresentaram com certeza a melhor defesa que vi nos playoffs", disse o astro, com 22 pontos.



Na fase de classificação, os Celtics somaram 66 vitórias, nove a mais do que os Lakers. Após sofrer durante os mata-matas contra Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers, o clube se viu questionado antes do início das finais diante de um adversário emergente. Com a surra aplicada, são os Lakers que terão de procurar algumas respostas para a próxima temporada, na busca de evolução para uma base promissora.

Será difícil para essa equipe se esquecer do nocaute sofrido nesta terça, ainda mais contundente com a continuidade de um basquete intenso dos mandantes após o intervalo, levantando a fanática torcida de Boston.

No último quarto, o público cantou em seu ginásio feito um grupo de torcedores brasileiros de futebol, algo pouco comum na NBA, mas esperado devido ao fim de um jejum de mais de duas décadas para a franquia mais laureada da liga.




Nenhum comentário: