domingo, 24 de julho de 2011

Avassalador, Uruguai decide no 1º tempo e leva Copa América

Terra

A Copa América 2011 é do Uruguai. No Monumental de Nuñez, a Celeste Olímpica foi avalassadora na primeira etapa contra o Paraguai, neste domingo, e confirmou sua vitória por 3 x 0 já nos primeiros 45 minutos. Herói da semifinal, Suárez marcou de novo e foi seguido por Diego Forlán, que encerrou seu jejum na competição. Assim, os uruguaios também podem se dizer hegemônicos no torneio sul-americano.

Com a conquista dentro de Buenos Aires, o Uruguai se torna o maior vencedor da história da Copa América, com 15 títulos: foi o primeiro desde a taça de 1995. A Argentina, anfitriã da edição 2011, acabou superada e fica com 14. Bem distante está o Brasil, com oito títulos.

A conquista também assegura a seleção uruguaia na Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil. Além dos brasileiros, jogam o torneio o Japão (campeão asiático), México (da Concacaf) e Espanha (atual campeã do mundo). Em 2012, serão definidos os representantes de Oceania e Europa. A nação africana campeã da Copa das Nações será conhecida em 2013 e fecha o grupo de oito participantes.

Campeão, o Uruguai reafirma o grande momento do futebol de seu país, já que foi quarto lugar na Copa 2006 e vice-campeão da Copa Libertadores com o Peñarol. No Mundial Sub-17, a garotada foi vice-campeã. E, no Sul-Americano Sub-20, o time júnior conquistou vaga nas Olimpíadas, o que não acontecia havia 84 anos.

Vice, o Paraguai perde sua invencibilidade e deixa a Copa América sem nenhuma vitória. Até a decisão contra o Uruguai, eram cinco empates em cinco jogos da equipe paraguaia, que passou pelo Brasil, nos pênaltis, após 0 a 0 nas quartas. Já na semifinal, contra a Venezuela, resultado idêntico. Os paraguaios sequer marcaram gol no mata-mata após perder de 2 x 0 para o Uruguai.

Ficha do Jogo

Uruguai 3 x 0 Paraguai

Local
Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)

Gols:
Uruguai: Luis Suárez, aos 11min, e Diego Forlán, aos 41min do primeiro tempo, e Diego Forlán, aos 44min do segundo tempo

Cartões Amarelos
Uruguai: Maxi Pereira, Cáceres, Diego Pérez e Coates
Paraguai: Victor Cáceres e Vera

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres (Godín); Álvaro González, Diego Pérez (Eguren), Arevalo Rios e Alvaro Pereira (Cavani); Diego Forlán e Luis Suárez
Treinador: Oscar Tabarez

Paraguai: Villar; Veron, Paulo da Silva, Marecos e Piris; Vera (Hernán Pérez), Ortigoza, Victor Cáceres (Estigarribia) e Riveros; Zeballos (Barrios) e Haedo Valdez
Treinador: Gerardo Martino

Nenhum comentário: