sábado, 9 de julho de 2011

Mal novamente, Brasil arranca empate do Paraguai no fim

Lancepress

Em mais uma decepcionante atuação, o Brasil passou por apuros para conseguir empatar em 2 x 2 com o Paraguai, neste sábado, em Córdoba (ARG), pela segunda rodada da Copa América. Jadson, a surpresa do técnico Mano Menezes, abriu o placar, mas Santa Cruz e Valdez viraram o jogo. Nos minutos finais, Fred igualou.

O empate deixou Brasil e Paraguai empatados na primeira posição do Grupo B da Copa América, com dois pontos cada. Para avançar na liderança, a Seleção depende de uma vitória diante do Equador, na quarta-feira, pela última rodada da fase inicial.

O Brasil entrou em campo com uma escalação surpreendente: Jadson substituiu o criticado Robinho. Durante a semana, no entanto, Mano Menezes testou o garoto Lucas na vaga do atacante do Milan (ITA). A alteração pouco mudou a atitude da equipe.

A estrutura tática da Seleção permaneceu a mesma, num 4-2-3-1 em que Jadson assumiu a posição de Robinho pelo lado direito. Por poucas vezes, o meia tentou infiltrar-se no meio, auxiliando Paulo Henrique Ganso na armação.

A qualidade do jogo se manteve próxima àquela vista na estreia diante da Venezuela: baixa. Os laterais erraram sistematicamente no apoio, Neymar insistiu demasiadamente em jogadas individuais e Pato esteve isolado no ataque, tendo de recuar em diversas oportunidades.

O cenário agradou ao Paraguai, que teve chance de marcar logo aos dois minutos. O adversário, no entanto, se acomodou no jogo - ao invés de manter a marcação adiantada, dificultando a saída de bola brasileira, recuou.

A equivocada atitude paraguaia deu a posse de bola ao Brasil, que, ainda mal, conseguiu chegar ao gol. Aos 38, Ramires brigou pela bola na intermediária e tocou para Ganso. O meia, de primeira, deixou Jadson em boa situação para arriscar o chute. Na mosca: 1 x 0.

Após o intervalo, o posicionamento recuado do Paraguai passou a funcionar. Primeiro, por conseguir encaixar os contra-ataques. Em um deles, aos nove, Estigarribia disparou pela esquerda e bateu cruzado para o meio da área. Thiago Silva falhou e deixou a bola para Santa Cruz empatar.

A sorte também ajudou a estratégia paraguaia. Aos 21, após um chutão da defesa para a frente, Riveros roubou a bola de Daniel Alves e tocou para o meio. Desta vez, foi Valdez, que entrara na etapa final, quem apareceu para marcar: 2 x 0.

Mano mudou o time, com as entradas de Lucas e Fred nos lugares de Ramires e Alexandre Pato, respectivamente. De pouco adiantou em relação à postura brasileira. Ainda assim, a Seleção conseguiu o empate. Aos 45, Fred recebeu na área e girou para bater, longe do alcance do goleiro Villar.

Ficha do jogo:
Brasil 2 x 2 Paraguai
Estádio: Mario Alberto Kempes, Córdoba (ARG)

Cartões amarelos: Jadson, Alexandre Pato, Lucas Leiva (BRA); Cáceres, Barrios (PAR)
Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Jadson, 38'/1ºT (1-0); Santa Cruz, 9'/2ºT (1-1); Valdez, 21'/2ºT (1-2); Fred, 45'/2ºT (2-2)

Brasil: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, Lucio e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Lucas, 24'/2ºT), Jadson (Elano, intervalo), Paulo Henrique Ganso e Neymar; Alexandre Pato (Fred, 37'/2ºT).
Técnico: Mano Menezes.

PARAGUAI: Villar, Verón, Alcaraz, Da Silva e Torres; Vera, Ortigoza, Riveros (Victor Cáceres, 22'/2ºT) e Estigarribia; Barrios e Santa Cruz.
Técnico: Gerardo Martino.

Nenhum comentário: