domingo, 31 de julho de 2011

Button aproveita punição a Hamilton, vence e deixa Vettel em 2º

Gazeta Press

Em um dia de festa por ter chegado à corrida de número 200 da carreira, o inglês Jenson Button venceu o GP da Hungria, neste domingo, após seu companheiro de McLaren, Lewis Hamilton, deixar a liderança em função de pit stop de punição e ficar em quarto lugar. O alemão Sebastian Vettel e o espanhol Fernando Alonso completaram o pódio.

Entre os brasileiros, Felipe Massa, quarto colocado no grid de largada, terminou em sexto, enquanto Rubens Barrichello, que teve problemas no classificatório de sábado - mas sonhava em levar sua Williams à zona de pontuação -, fez uma corrida discreta e parou na 13ª colocação.

Absoluto no início da temporada, Vettel chega à terceira prova seguida fora do posto mais alto. Sua última vitória foi no GP da Europa, há mais de um mês. Mesmo assim, o alemão até aumenta sua diferença e segue disparado na classificação do campeonato (234 pontos, contra 149 de Webber). Em contrapartida, ainda restam oito etapas - a próxima será na Bélgica, em 28 de agosto.

Assim como na corrida passada, Hamilton largou da segunda posição, mas não demorou a tomar a dianteira. Enquanto na Alemanha o pole position era Webber, neste domingo ele ultrapassou Vettel. A manobra foi na quinta volta. Pressionado e com a pista lisa por conta da chuva, o alemão errou o traçado, passou da zebra, e o inglês fez a ultrapassagem por dentro.

Neste momento, Massa já havia perdido muitas posições depois de ser prejudicado por largar de posição par do grid - o lado ímpar estava mais seco em virtude da realização de corridas de outras categorias, mais cedo. Quando se recuperou e voltou a ficar à frente de Alonso, seu companheiro de equipe, o brasileiro girou na pista, quase abandonando, e voltou a cair.

A chuva foi dando trégua, e as equipes então chamaram seus pilotos para os boxes para a troca de pneus (para seco). Logo depois, Vettel perdeu a posição também para Button e ficou em terceiro, logo à frente de Webber, que havia recém-tomado a quarta colocação de Alonso.

Massa, por sua vez, buscava nova recuperação e foi quem, durante ultrapassagem, indiretamente tirou Michael Shumacher da prova. O brasileiro conseguiu a ultrapasagem sobre o ex-rival, e o alemão da Mercedes em seguida rodou na pista, sendo obrigado a abandonar a corrida.

As posições começavam a clarear, quando Hamilton perdeu o controle do carro, viu a pista ao contrário e deixou a ponta com Button. Ele até voltou a se colocar em primeiro, mas depois tomou punição por ter realizado manobra arriscada para realinhar o carro durante a rodada.

Quem comemorou foi Button, que herdou a primeira colocação e se sustentou para cruzar a linha de chegada à frente sem ser ameaçado por Vettel, com Alonso em terceiro no retrovisor.

Confira a classificação da prova:
1. Jenson Button (ING/McLaren)
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5. Mark Webber (AUS/Red Bull)
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7. Paul di Resta (ESC/Force India)
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
10. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
11. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
12. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault)
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams)
14. Adrian Sutil (ALE/Force India)
15. Sergio Perez (MEX/Sauber)
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams)
17. Timo Glock (ALE/Virgin)
18. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania)
19. Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin)
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault)
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus)

Nenhum comentário: