quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Aos 46, Evander Holyfield enfrenta gigante russo por título mundial

Reuters

O tetracampeão de boxe da categoria peso pesado Evander Holyfield lutará por todos os quarentões do planeta quando enfrentar o campeão russo da WBA Nikolai Valuev no final de semana, afirmou o boxeador na quarta-feira.

Holyfield, de 46 anos, tentará no sábado tornar-se o mais velho campeão de peso pesado em sua luta em Zurique contra o mais alto e mais pesado boxeador a vencer o cinturão de campeão mundial.

Além de ser 11 anos mais novo que Holyfield, Valuev é 24 centímetros maior - com 2,13 metros - cerca de 45 quilos mais pesado que seu adversário norte-americano.

"A cabeça dele está exatamente onde deve estar para que eu a atinja", disse Holyfield quando questionado na quarta-feira sobre as diferenças na estatura dos dois.

"Eu honestamente não acho que tamanho realmente importe. Depende de como cada indivíduo luta. Eu sei que tenho mais experiência então estou ansioso para mostrar meu talento no ringue."

Para alguns críticos, a "experiência" de Holyfield é simplesmente um eufemismo para o fato de que ele é muito velho para lutar, uma opinião que os promotores do evento tentaram contestar na quarta-feira.

"Estamos sendo criticados por todos os lados por deixarmos que ele lute", reconheceu o organizador Wilfried Sauerland. "Mas foi Evander que veio e nos pediu por essa luta e nós dissemos 'ok, mas você passará por exames médicos extensivos'. Ele passou pelos exames muito bem. Ele construiu uma reputação de guerreiro e acho que ele fará uma boa luta contra Valuev."

Holyfield disse na quarta-feira que já perdeu a conta do número de vezes que havia sido questionado sobre sua idade, mas não se importou.

"Fico feliz em falar sobre minha idade, e deixar as pessoas olharem e dizerem 'uau, ele parece tão bem quanto os boxeadores mais jovens'."

Nenhum comentário: