quarta-feira, 4 de maio de 2011

FIFA poderá afrouxar regras de naturalização de jogadores

Lancepress!

Em seu próximo congresso anual, que acontece no dia 1º de julho, a FIFA poderá reduzir de cinco para três anos o tempo mínimo que um jogador maior de 18 anos deve morar em um país que não o de seu nascimento antes de poder defender sua seleção nacional.

Essa proposta de alteração foi feita pela federação dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, outras federações acreditam que cinco anos já é pouco tempo e não apoiam a mudança.

Até 2004, um jogador só precisava se naturalizar para poder defender a seleção de seu novo país. Porém, depois que o Qatar tentou naturalizar o atacante brasileiro Aílton, a entidade estipulou um tempo mínimo de dois anos de residência no país para poder estar apto a jogar pela seleção. Posteriormente, esse prazo foi aumentado para cinco anos.

Outro assunto que deverá ser discutido pela FIFA é a delegação de maior poder ao seu Comitê Executivo, permitindo que o órgão suspenda federações membros da entidade. Atualmente, o Comitê Executivo da FIFA só pode suspender uma federação membro em caso de seguidas violações do estatuto da entidade.

O órgão também deverá passar a ter mais poder sobre a organização de amistosos internacionais, podendo, inclusive, alterar a escala de árbitros das partidas se acreditar que o juiz previamente selecionado não está qualificado para o jogo.

Nenhum comentário: