sábado, 9 de agosto de 2008

Pequim 2008: Checa ganha a primeira medalha de ouro em Pequim

Por: Walter Miro
Foto: Getty Images

A checa Katerina Emmons, terceira colocada em Atenas, conquistou a primeira medalha dos Jogos Olímpicos de Pequim, neste sábado, na prova da carabina de ar de 10 m no tiro esportivo, com 503,5 pontos.



"Ela fez um trabalho fantástico. Estou muito orgulhoso dela", disse o também atirador Matt Emmons, casado com a medalhista. A russa Lioubov Galkina, com 502,1 pontos, ficou com a prata e a croata Snjezana Pejcic, com 500,9, levou o bronze.



Emmons, que na eliminatória já tinha igualado o recorde mundial com 100% de aproveitamento, fazendo 400 pontos, não teve a mesma precisão na final cravando 103,5 pontos, resultado que foi suficiente para garantir, além da medalha de ouro, o recorde olímpico, que pertencia à chinesa Du Li, campeã em Atenas 2004, e que terminou a competição em quinto lugar.



Du Li terminou com um decepcionante quinto lugar. Ela foi ouro em Atenas e era a favorita para repetir o feito em casa. Emmons atingiu o centro do alvo em todas as 40 tentativas em sua rodada de classificação, chegando a um placar perfeito de 400 pontos, ficando com uma pequena, mas vital vantagem para as finais.

Du também foi perfeita até somar nove pontos em sua 34ª tentativa na qualificação, terminando com 399 pontos. Ela pareceu abatida depois disso e perdeu desempenho na final. Antes de se casar no ano passado, Emmons era conhecida como Katerina Kurkova.

Logo após a conquista, ela correu para a arquibancada para encontrar seu marido. Matt Emmons ficou sem a medalha de ouro em Atenas devido à perda de concentração, quando ele atirou no alvo errado em sua última tentativa.

Nenhum comentário: