terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pequim 2008: Tocha olímpica aterrissa em Pequim

Por: Agências Internacionais
Foto: Divulgação Oficial

A tocha olímpica chegou nesta terça-feira a Pequim, onde dentro de três dias acenderá a pira do Estádio Olímpico, o Ninho do Pássaro, abrindo os Jogos na capital chinesa. O símbolo da competição chega à cidade após uma viagem de quatro meses e 137 mil quilômetros por todo o mundo, com vários problemas pelo caminho.

Transportada de avião, a tocha aterrissou no aeroporto de Pequim, vinda da província de Sichuan, sudoeste do país. Antes de chegar, passou por Chengdu, cidade mais atingida pelo terremoto de 12 de maio e que sentiu outro abalo nesta terça, poucas horas após a passagem da chama olímpica. De acordo com o site inglês da emissora 'BBC', pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco estão em estado grave nesse início de buscas nos escombros pela região.

Nos próximos três dias, a tocha passará por alguns dos pontos mais conhecidos de Pequim, como o Palácio Imperial, a Praça da Paz Celestial, o Templo do Céu e a Grande Muralha. Entre os participantes do revezamento, estarão personagens ilustres do país, como o pivô Yao Ming, do basquete, o astronauta Yang Liwei e o pianista Lang Lang, mas ainda há segredo sobre quem entrará no estádio com a tocha e quem acenderá a pira.

Em sua viagem ao redor do mundo, a tocha foi recebida com protestos contra o governo chinês e a favor da independência tibetana em cidades como Paris e Londres, e foi cercada por um forte dispositivo de segurança. Em seu percurso no interior da China, a tocha chegou pela primeira vez ao Monte Everest e visitou todas as divisões administrativas do país, incluindo passagens conturbadas por regiões como o Tibete e Xinjiang.

A tocha já esteve em Pequim em 31 de março, antes do início de seu percurso internacional. Naquela ocasião, o presidente e o vice-presidente da China, Hu Jintao e Xi Jinping, respectivamente, participaram do revezamento.

Nenhum comentário: