sábado, 9 de outubro de 2010

Caso não haja classificação, Button pode ficar com a pole

Gazeta Esportiva

Caso o tempo chuvoso persista em Suzuka e os pilotos não consigam fazer a volta classificatória para o GP do Japão, Jenson Button pode largar à frente neste domingo, levando em consideração o artigo 36.2 do regulamento da F-1.

Segundo o regulamento, caso não haja treino classificatório, o carro que fará a pole position será aquele de menor número, neste caso, o do piloto da McLaren, atual campeão da categoria. No entanto, a regra não é totalmente clara sobre o assunto.

De acordo com o regulamento, o grid é definido da seguinte forma: quem abrir uma volta rápida na classificação, quem falhar em abrir uma volta rápida e quem falhar em deixar os boxes durante o período da classificação. A mesma regra prevê ainda que, caso nenhum dos carros saia dos boxes, a ordem numérica dos carros decidirá o grid, mas não tem um posicionamento claro caso o treino classificatório seja cancelado.

Levando em consideração esta regra e, caso não haja uma volta classificatória, Button, dono do carro de número um, ficaria com a pole position. Seguindo esta mesma lógica, Lewis Hamilton dividiria a primeira fila com o companheiro, mas por causa da punição em cinco posições, largaria atrás dos maiores rivais.

Na disputa pelo título, o britânico seria o mais beneficiado, enquanto o ferrarista Fernando Alosno o mais prejudicado. Largando em primeiro, Button seria seguido por Michael Schumacher e Nico Rosberg, dupla da Mercedes. Em quarto e quinto, respectivamente, apareceriam Sebastian Vettel e Mark Webber. O espanhol largaria apenas em oitavo lugar.

Entre os brasileiros, Felipe Massa sairia na sexta colocação, enquanto Rubens Barrichello largaria em nono. Bruno Senna começaria na 20ª colocação e Lucas Di Grassi fecharia o grid.

Nenhum comentário: