terça-feira, 26 de outubro de 2010

Morre o Paul, o polvo "vidente", sensação da Copa do Mundo 2010

Das agências internacionais de Berlim, Alemanha
Foto: Reuters



O polvo Paul, que se tornou famoso por “prever” os resultados de diversos jogos da Copa do Mundo, morreu na noite desta segunda-feira. Os responsáveis pelo aquário de Oberhausen (Alemanha), onde o molusco morava, confirmaram a informação nesta manhã.

O animal tinha em torno de dois anos e nove meses de idade, um pouco menos do que o tempo médio de vida de um polvo – estimado em três anos. Como ele nunca se reproduziu, o “vidente da Copa” não deixa herdeiros.

Paul ganhou fama ao acertar o vencedor das partidas disputadas pela Alemanha no Mundial. Além disso, o polvo também acertou que a Espanha se tornaria campeã da Copa. No total, foram oito palpites – todos corretos.

“A administração e a equipe do Oberhausen Sea Life Center ficaram arrasados ao descobrir que o polvo Paul, que alcançou a fama mundial durante a última Copa do Mundo, morreu na última noite”, informou a empresa, em comunicado oficial.

As “previsões” de Paul eram feitas da seguinte maneira: duas caixinhas com as bandeiras dos dois países envolvidos eram colocadas no aquário; cada uma delas continha um pouco de comida. A seleção do recipiente escolhido era considerada a “vencedora” do jogo.

“Seu sucesso fez dele quase uma história maior do que a própria Copa do Mundo, e para cada uma de suas previsões nos estágios finais do torneio mal havia espaço para uma folha de papel em meio às câmeras. Todos nós ficamos muito apegados a Paul, e sua falta será muito sentida”, disse o gerente do aquário, Stefan Porwoll.

De acordo com o aquário de Oberhausen, Paul teria morrido “de forma natural”. O corpo do animal está guardado em uma geladeira até que se defina se haverá algum tipo de evento especial. Segundo Porwoll, há a possibilidade de se construir um túmulo para o polvo dentro do aquário ou se criar uma espécie de santuário. Um animal mais jovem, também chamado Paul, substituirá o “polvo profeta.”

A popularidade de Paul durante a Copa pode ser medida pelos números. Até 600 emissoras de TV em todo o mundo retransmitiram as imagens do “polvo profeta”. De acordo com levantamento realizado pelo grupo de comunicação Image Group, houve mais notícias na internet sobre o molusco do que os principais protagonistas da seleção espanhola campeã mundial.

Como nasceu na Inglaterra, Paul se tornou embaixador da candidatura inglesa para sediar a Copa do Mundo-2018. Após o sucesso no Mundial, o molusco “se aposentou” da carreira, mas se tornou uma espécie de ícone pop.

No início deste mês, a Sea Life Deutschland GmbHo, empresa responsável pelo aquário de Oberhausen, iniciou o procedimento para proteger o nome do polvo Paul como marca comercial nos 27 países da União Europeia. Diversos produtos alusivos ao molusco foram lançados, como bichinhos de pelúcia, chaveiros e camisetas.

Paul se tornou estrela de um filme de suspense na China, tornou-se cidadão ilustre da cidade espanhola de Carballiño e até ganhou um “empresário”. Após a fama conquistada com as previsões no Mundial, o polvo atraiu cerca de 2 mil visitantes diários ao aquário de Oberhausen, que pagavam um ingresso de aproximadamente R$ 36 para vê-lo.

Os acertos de Paul na Copa:
Primeira fase:
Alemanha 4 x 0 Austrália
Alemanha 0 x 1 Sérvia
Gana 0 x 1 Alemanha

Oitavas de final
Alemanha 4 x 1 Inglaterra

Quartas de final
Argentina 0 x 4 Alemanha

Semifinais
Alemanha 0 x 1 Espanha

Disputa do terceiro lugar
Uruguai 2 x 3 Alemanha

Final
Holanda 0 x 1 Espanha

Nenhum comentário: