quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FPF-PE antecipa início do Estadual 2011

SuperEsportes

Após a divulgação da tabela absurda do Pernambucano de 2011, com quatro jogos em oito dias nas primeiras rodadas, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) realizou uma reunião extraordinário e, após votação, antecipou o início da competição. Antes marcado para o dia 16 de janeiro, o início da competição agora será no dia 13.

Porém, a medida desafogou parcialmente a tabela. Apesar da mudança confirmada, o Estadual ainda terá uma rodada “sufocada”. Entre a 3ª e 4ª rodadas, nos dias 18 e 20 de janeiro, os clubes terão apenas 48 horas de intervalo entre uma partida e outra.

A votação para a antecipação do Estadual foi apertada e terminou com o placar de 7 x 4 favorável ao início do campeonato em 13 de janeiro. Os clubes que votaram contra (para que a data do início acontece mesmo no dia 16 janeiro) foram: Sport, Salgueiro, Cabense e Vitória. Dos 12 clubes participantes do Campeonato Pernambucano, apenas o Araripina não enviou representante para a reunião.

No fim, o mandatário da FPF, Carlos Alberto Oliveira, ainda esbravejou ao justificar o calendário local apertado, já que o Estadual utilizará 26 datas, contra as 23 previstas pela CBF para os regionais. "Enquanto eu for presidente, será assim. Com meu prestígio, ainda peguei mais uma data com a CBF (rodada vaga na Copa do Brasil, sem pernambucanos), e com essa antecipação, só faltou uma. Mas não tem nada que eu possa fazer. O clubes querem jogar a semifinal, então será assim. E a imprensa, que fez uma polêmica com isso, que faça a tabela dela. Sou o presidente da FPF e não abro mão das minhas atribuições", disparou.

Em reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou acertado que o Campeonato Pernambucano de 2011 terá seu início antecipado para 13 de janeiro. A competição estava prevista para começar três dias depois (16), mas os clubes e o Sindicato dos Jogadores acharam melhor antecipar o pontapé inicial do Pernambucano.

Arbitragem - Durante a reunião, o presidente de honra do Salgueiro, Clebel Cordeiro, sugeriu que qualquer jogo pudesse ter dois árbitros-assistentes (teste autorizado pela FIFA no próximo Estadual). Inicialmente, apenas os clássicos, considerados jogos "decisivos". Em comum acordo, qualquer jogo poderá ter a novidade em campo. Porém, o mandante será o responsável por bancar os dois árbitros extras.

Nenhum comentário: