sábado, 18 de dezembro de 2010

Sem sustos, Internazionale-ITA conquista Mundial 2010

Futebol Interior

Depois de 45 anos de longa espera, o mundo volta a ficar aos pés da Internazionale de Milão. Com uma “trilha sonora colorada”, o time italiano mostrou ter aprendido a lição com Pachuca-MEX e Internacional-RS e bateu o TP Mazembe-CON, por 3 x 0, na tarde deste sábado, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, na final da sétima edição do Mundial de Clubes da FIFA.

Com o resultado, o clube milanês espanta de vez a zebra africana e entra para o seleto grupo de campeões do mundo. Nos moldes atuais do torneio, já haviam levantado a taça: Corinthians-SP (2000), São Paulo-SP (2005), Internacional-RS (2006), Milan-ITA (2007), Manchester United-ING (2008) e Barcelona-ESP (2009).

Levando em consideração a Taça Intercontinental - que era disputado entre os campeões europeus e sul-americanos -, a Inter conquista seu terceiro título mundial. Os dois anteriores foram conquistados em 1964 e 65, ambos contra o Independiente, da Argentina.

O título também coloca os italianos no mesmo patamar de brasileiros e argentinos. Agora, a “Velha Bota” passa a ter nove títulos mundiais, assim como Brasil e Argentina. O mesmo acontece com a Europa, que passa a ter 25 conquistas empatada com a América do Sul.

A conquista teve uma participação direta de quatro jogadores do Brasil: o goleiro Julio Cesar, o lateral Maicon, o zagueiro Lúcio e o volante Thiago Motta, todos titulares na final deste sábado - o meia Philippe Coutinho, outro brasileiro do elenco, não disputou a competição por estar contundido.

Na decisão do título, a Inter da Milão não deu chances para surpresas. Dominou completamente o jogo e acabou com a festa do Mazembe. O time do Congo, no entanto, saiu do Mundial de Abu Dabi contente com a sua participação histórica. Depois de eliminar o mexicano Pachuca e o brasileiro Inter, se tornou o primeiro representante africano a disputar uma final de competição adulta da FIFA.

Nenhum comentário: