quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Clube paulista comemora 100 anos hoje. Calma, ainda não é o Corinthians de quem falamos...

Futebol Interior

No dia em que o Corinthians comemora 100 anos de fundação, e todas as atenções se voltam ao Timão, o parabenizamos outro tradicional time, do interior paulista. O Noroeste está fazendo festa nesta quarta-feira, pois também comemora o seu centenário. Nestes últimos anos, o Norusca vem dando alegrias à sua torcida.

Em 2004, após uma excelente campanha, o Norusca conquistou o acesso para a série A2. De forma brilhante em 2005, após 12 anos nas fases intermediárias, voltou ao seu lugar de destaque, a Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, ícone do futebol mundial, assegurando também sua vaga no Brasileirão da série C. No mesmo ano, o time conquistou o campeonato da Federação Paulista de Futebol levando-o a Copa do Brasil.

Vão sobrar atrações de música a jogo de futebol, no evento Centenário Solidário que o Noroeste promoverá nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, no Estádio Alfredo de Castilho, para marcar os seus 100 anos de fundação. Para ver o espetáculo, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será, posteriormente, entregue a Sebes.

O começo
Fundado em 1º de setembro de 1910, com o nome de Sport Club Noroeste, o alvirrubro de Bauru teve como primeiro presidente o engenheiro Carlos Gomes Nogueira. Logo no seu primeiro jogo, uma vitória contra o selecionado da cidade de São Manuel, por 1 x 0.

O primeiro título estadual foi do Campeonato do Interior de 1943. Na final, disputada em dois jogos contra o Guarani, o Noroeste levou a melhor. As partidas foram disputados no Estádio do Pacaembu, na capital paulista e após vencer o primeira partida com um gol do ponta-esquerda Fontes, o Norusca segurou o 0 a 0 no segundo jogo, e garantiu a taça.

Profissional
O profissionalismo chegou ao clube somente em 1948. Em março, foram inscritos os primeiros jogadores, e o Norusca passou então a ter dois times: um profissional, que disputaria o Campeonato Paulista e outro para jogar o Amador de Bauru.

A primeira competição disputada como profissional foi no próprio ano de 1948: Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Após altos e baixos, o time terminou na terceira posição da série branca do Campeonato, perdendo o acesso para o Linense e o XV de Piracicaba.

Depois de alguns anos, o Norusca conseguiu vencer a competição. Após conquistar o título da Série Verde do Campeonato, o Norusca, em uma campanha heróica, conquistou o título da Segundona, passando por cima do América, da Ferroviária, do Paulista, do Marília e do Bragantino. Foram oito vitórias em dez jogos, que renderam o primeiro acesso da história do Noroeste à divisão de elite do futebol paulista.

Sustos
O maior susto da história do Noroeste ocorreu no dia 23 de novembro de 1958. A partida era contra o São Paulo, no Estádio Alfredo de Castilho. Aos 25 minutos do primeiro tempo, a geral está em chamas. O incêndio consumiu as populares do Alfredão e causou pânico no público presente. O fogo ainda atingiu algumas casas, que ficavam nas proximidades. Cinco pessoas ficaram feridas.

A primeira queda do time veio em 66. Depois de uma fraca campanha, o time bauruense decidiu sua sorte em um jogo de desempate contra o Guarani, no Pacaembu. Como não conseguiu vencer o Bugre, acabou indo jogar a segunda divisão novamente.

Os "bons tempos" do Noroeste durariam até 1981, quando o time voltou a ser rebaixado para a Segundona. O time voltaria à elite paulista em 1984, mas voltou a cair em 1985, subindo novamente no ano seguinte. Nesse período o time bauruense ficou conhecido como "ioiô".

Homenagens
O clube, onde jogaram o defensor Xandú, falecido em julho passado, recordista de jogos, vestindo a camisa alvirrubra por 341 vezes; o atacante Toninho Guerreiro, também falecido e único jogador pentacampeão Paulista, com três títulos seguidos pelo Santos e dois sucessivos pelo São Paulo e do atual zagueiro Bonfim com 197 partidas, esteve à beira da desfiliação em 2002.

Damião Garcia, bauruense, ex-funcionário da Tilibra, empresário bem sucedido a frente da Kalunga, assumiu o clube que em 2003 devia seis meses de salários. Damião quitou dezenas de dividas, pagou 96 ações trabalhistas, investiu forte e menos de sete anos depois, vê orgulhoso o Noroeste comemorar o seu Centenário como clube referência no futebol Paulista.

O reconhecimento veio em vida. O Conselho Deliberativo aprovou e agora o complexo que abriga o estádio, centro de treinamento, campo suplementar, restaurante e o ginásio, entre outras edificações, passa a ser denominado Damião Garcia.

Nenhum comentário: