quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mundial de Basquete: Brasil massacra Croácia e encara Argentina nas oitavas

Terra

O Brasil venceu a Croácia com facilidade por 92 x 74 nesta quinta-feira, no confronto direto pela terceira colocação do Grupo B do Mundial de basquete masculino, na Turquia.

Com o resultado, a Seleção terminou a primeira fase com oito pontos e terá pela frente a forte equipe da arquirrival Argentina, que ficou em segundo no Grupo A após perder da Sérvia (próximo adversário dos croatas) também nesta quinta.

O duelo, que será na próxima terça-feira, 7 de setembro, marcará o reencontro do técnico do time brasileiro, Ruben Magnano, com o time de seu país natal. O treinador conduziu os argentinos à medalha de ouro da Olimpíada de Atenas em 2004.

Na última vez que enfrentou a Argentina pela competição, a Seleção levou a pior, sendo eliminada nas quartas de final do Mundial dos Estados Unidos, em 2002 (Magnano já comandava a equipe rival).

Depois da atuação irregular na derrota contra a Eslovênia, na última quarta-feira, o Brasil dominou a maior parte da partida desta quinta. No primeiro quarto, chegou a abrir vantagem de oito pontos, mas deixou o rival encostar, fechando o período com 22 x 19.

Da segunda parcial em diante, porém, o time de Magnano manteve o controle do jogo: fechou a primeira metade 13 pontos na frente, venceu fácil no terceiro quarto (24 x 15) e administrou a vantagem nos últimos dez minutos.

Os destaques do time de Rubén Magnano foram Marcelinho Machado, o cestinha do jogo, com 18 pontos, Alex, com 15, e Leandrinho, com 17. Além deles, Anderson Varejão também foi muito bem com 12 rebotes. Na Croácia, o maior pontuador foi Marko Popovic, com 15.

Além do terceiro lugar do grupo, o triunfo do Brasil valeu a quebra de um tabu: a última vitória da Seleção sobre uma equipe europeia havia sido no Mundial de 2002, contra a Turquia.

Nenhum comentário: