sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O baiano Marcelo Collet é o 1º nadador paraolímpico do Brasil a atravessar o Canal da Mancha

Uol

O nadador baiano Marcelo Collet completou nesta sexta-feira a travessia a nado pelo Canal da Mancha, trecho de 40 km de mar aberto entre Inglaterra e França, e fez história ao tornar-se o primeiro nadador paraolímpico brasileiro a alcançar o feito.

Collet completou a travessia justamente no dia de seu aniversário de 30 anos. Ele saiu da Inglaterra às 2 horas da manhã no horário de Brasília, e chegou na praia francesa de Calais depois de 10h06min40s.

No entanto, essa data não havia sido programada pelo baiano, pois as condições para que se possa fazer essa travessia são muito específicas, e ele teve que esperar pelo melhor momento. Ele tinha sete dias disponíveis para o desafio, e teve que aguardar por quatro dias até que houvesse uma janela de 10 horas em que os ventos não passassem de 20 km/h de acordo com a meteorologia.

Após quase dois anos de preparação, e agendou a semana de 13 a 20 de setembro para fazer o percurso, podendo ser chamado a qualquer hora do dia ou da noite. Na segunda-feira, chegou a se preparar para cair na água, mas o vento forte cancelou a saída. Na madrugada desta sexta, ele pôde cumprir o desafio e ainda comemorar seu aniversário.

Assim, ele tornou-se o primeiro atleta paraolímpico do Brasil a completar a travessia do Canal da Mancha. O baiano já participou de duas Paraolimpíadas, em Atenas e Pequim, e chegou a se colocar entre os oito melhores de sua categoria.

Nenhum comentário: