sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Morre a primeira nadadora brasileira a atravesar o Canal da Mancha

UOL

Morreu, na madrugada desta sexta-feira, no balneário de Bombinhas, em Santa Catarina, a nadadora paranaense Daílza Damas, de 49 anos. Em 1992, ela foi a primeira atleta brasileira a atravessar o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e França, numa prova que durou 19 horas.

Daílza Damas sofreu duas paradas cardíacas e chegou a ser hospitalizada, mas não conseguiu resistir. O enterro acontecerá em Apucarana, sua cidade natal, na região norte do Paraná.

A atleta estava afastada do esporte desde que descobriu que tinha um tumor na hipófise, no ano passado. Ela passou por duas cirurgias e estava em recuperação no litoral catarinense, onde vivia há cinco anos.

Em entrevista à Rádio Band News Curitiba, o irmão da nadadora, Antônio Damas, disse que ela se recuperava bem das cirurgias e que estava buscando patrocínio para um novo projeto de travessia, em 2009, quando iria completar 50 anos.

A carreira de Daílza Damas na natação começou tarde, aos 28 anos. Até então, ela sequer sabia nadar, atividade que começou a praticar para poder incentivar o filho, que sofria de bronquite.

Além do Canal da Mancha, que atravessou duas vezes, Daílza fez outras travessias, como a do Canal de Catalina (EUA), do estreito de Gilbraltar, do Mar da Galiléia e do Lago Titicaca, na Bolívia. Também contornou as ilhas de Fernando de Noronha e de Manhattan (EUA).

Nenhum comentário: