segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tóquio inicia projeto para ter Olimpíadas verdes

Gazeta Esportiva

Tóquio, uma das cidades que aspira a sediar os Jogos Olímpicos de 2016 iniciou seus esforços para conseguir oferecer as Olimpíadas mais verdes e sustentáveis. A capital japonesa deu início à plantação de 7 mil árvores no Bosque Oceânico, localizado na Baía Odaiba da cidade.

As árvores foram plantadas por um grupo de 2016 pessoas composto por voluntários e atletas, que se comprometeram a ajudar a cidade a ser um modelo, com a menor carga meio-ambiental do mundo, por meio de inovadoras iniciativas como a do Bosque Oceânico.

O maior responsável deste projeto é o arquiteto Tadao Ando, que encabeçou a candidatura da cidade para sede dos Jogos de 2016. No total, irão ser plantados cerca de 88 hectares de bosque, que contará com diversas espécies de árvores. Entre os muitos efeitos benéficos, o Bosque Oceânico funcionará como um sistema natural de ar condicionado que ajudará a esfriar as brisas marítimas que sopram desde a baía de Tóquio até o centro da cidade.

“A água e o verde já cobrem mais da metade da zona de Tóquio e planejamos juntamente com o governo conscientizar o mundo sobre a necessidade de fazer frente à mudança climática e criar um futuro sustentável pata todos. Queremos construir um legado duradouro que se estenda muito além das nossas fronteiras para inspirar outras cidades e nações do mundo”, explicou o presidente da candidatura de Tóquio-2016, Ichiro Kono.

Nenhum comentário: