sábado, 19 de julho de 2008

Basquete masculino brasileiro fica de fora pela terceira vez consecutiva dos Jogos Olímpicos

Por: Terra Esportes

Pela terceira edição consecutiva, a Seleção Brasileira masculina de basquete está fora dos Jogos Olímpicos. A equipe dirigida por Moncho Monsalve lutou bastante, nesta sexta-feira, em Atenas,
mas cometeu erros e foi superada pela Alemanha por 78 a 65.

O resultado eliminou o Brasil do Pré-Olímpico Mundial, que define as três últimas vagas na Olimpíada de Pequim, marcada para o próximo mês. A Alemanha, de Dirk Nowitzki, volta à quadra neste sábado e pode assegurar sua classificação caso leve a melhor sobre a Croácia.

Não faltou luta para os jogadores verde-amarelos, que chegaram a cortar uma desvantagem de 27 pontos para apenas 11, mas o empenho não foi suficiente. Sem Leandrinho, Nenê, Anderson Varejão, Valtinho, Guilherme Giovannoni e Paulão, faltou qualidade ao time.

A partida foi equilibrada durante boa parte do primeiro tempo, mas a Seleção sofreu uma pane no final do segundo quarto. Depois de fazer 24 a 23, parou de jogar e, após uma enxurrada de bolas de três, viu os alemães levarem para o intervalo uma vantagem considerável: 45 a 26.


No terceiro quarto, a situação não melhorou. O armador Pascal Roller, que terminou a partida com 15 pontos, era uma arma mortal da linha dos três pontos. Seus arremessos abriram a defesa, espaço mais do que suficiente para o ala-pivô Dirk Nowitzki, que computou 20 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Chris Kaman pegou 14 rebotes.

A vantagem chegou a ser de 27 pontos, mas o Brasil ainda esboçou uma reação no período final. Com reservas como Duda e Jonathan Tavernari, a Seleção cortou a diferença para 11 e deixou o técnico Moncho Monsalve orgulhoso. Não foi suficiente, porém, para evitar a ausência em mais uma edição dos Jogos Olímpicos.

O cestinha do Brasil na partida foi o pivô Tiago Splitter, com 16 pontos, enquanto o armador Marcelinho Huertas contribuiu com nove pontos e três assistências. O ala Marcelinho Machado, que viu escapar sua última chance de disputar uma Olimpíada, anotou 11 pontos e pegou cinco rebotes.

Nenhum comentário: