Foto: Agência Reuters
O Banco Popular da China (BPC), o banco central do país, emitirá notas comemorativas com um valor nominal de 10 yuans (cerca de R$ 2,34) a partir da próxima terça-feira para comemorar os Jogos Olímpicos de Pequim, disse nesta segunda-feira a instituição financeira em um comunicado.
O banco central chinês disse que emitirá um total de 6 milhões de notas desse tipo, que entrarão em circulação com o mesmo valor das cédulas normais de 10 yuans.
A nova nota, de cor azul esverdeado, é de 148,5 milímetros de comprimento e 72 milímetros de largura, de acordo com o banco chinês. A nota comum de 10 yuans é de cor azul-escuro, com 140 milímetros de comprimento e 70 milímetros de largura.
Numa face da nota comemorativa se encontra uma imagem do Estádio Nacional, ou Ninho de Pássaro, a sede principal dos Jogos Olímpicos de agosto. Sobre a imagem está o emblema dos Jogos Olímpicos de Pequim: "Selo Chinês, Pequim Dançante". A imagem do estádio nacional e o emblema têm como fundo o Templo do Céu, um dos locais históricos mais famosos do país.
A imagem e o emblema ocupam o lugar do retrato do falecido líder chinês Mao Zedong e o emblema nacional da China usados nas cédulas de 10 yuans normais.
No verso da nota está a famosa estátua de mármore de um lançador de disco da Grécia Antiga, Discóbolo, retratos de atletas e o número arábico 2008.
Essas imagens substituíram o desenho das Três Gargantas, mas o nome do BPC em pinyin chinês, mongol, tibetano e uigur e Zhuang, permanece no canto superior direto da nota.
O banco central chinês revelou ainda que incorporou marcas de água e outras tecnologias para prevenir a falsificação das novas notas.
Um clara marca de água em forma de número arábico "10" e os caracteres chineses "29ºs Jogos Olímpicos" aparecem sobre a imagem do Estádio Nacional, de acordo com o banco central chinês.
Um comentário:
Como sempre a Mala Esportiva, bem informado e atualizado.
Parabéns.
Quanto à idéia das cédulas uma grande sacada dos chineses.
Postar um comentário