segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pequim 2008: China emitirá cédulas comemorativas dos Jogos

Por: Agência Xinhua
Foto: Agência Reuters


O Banco Popular da China (BPC), o banco central do país, emitirá notas comemorativas com um valor nominal de 10 yuans (cerca de R$ 2,34) a partir da próxima terça-feira para comemorar os Jogos Olímpicos de Pequim, disse nesta segunda-feira a instituição financeira em um comunicado.

O banco central chinês disse que emitirá um total de 6 milhões de notas desse tipo, que entrarão em circulação com o mesmo valor das cédulas normais de 10 yuans.

A nova nota, de cor azul esverdeado, é de 148,5 milímetros de comprimento e 72 milímetros de largura, de acordo com o banco chinês. A nota comum de 10 yuans é de cor azul-escuro, com 140 milímetros de comprimento e 70 milímetros de largura.

Numa face da nota comemorativa se encontra uma imagem do Estádio Nacional, ou Ninho de Pássaro, a sede principal dos Jogos Olímpicos de agosto. Sobre a imagem está o emblema dos Jogos Olímpicos de Pequim: "Selo Chinês, Pequim Dançante". A imagem do estádio nacional e o emblema têm como fundo o Templo do Céu, um dos locais históricos mais famosos do país.

A imagem e o emblema ocupam o lugar do retrato do falecido líder chinês Mao Zedong e o emblema nacional da China usados nas cédulas de 10 yuans normais.

No verso da nota está a famosa estátua de mármore de um lançador de disco da Grécia Antiga, Discóbolo, retratos de atletas e o número arábico 2008.

Essas imagens substituíram o desenho das Três Gargantas, mas o nome do BPC em pinyin chinês, mongol, tibetano e uigur e Zhuang, permanece no canto superior direto da nota.

O banco central chinês revelou ainda que incorporou marcas de água e outras tecnologias para prevenir a falsificação das novas notas.

Um clara marca de água em forma de número arábico "10" e os caracteres chineses "29ºs Jogos Olímpicos" aparecem sobre a imagem do Estádio Nacional, de acordo com o banco central chinês.

Um comentário:

Jorge Dantas disse...

Como sempre a Mala Esportiva, bem informado e atualizado.
Parabéns.

Quanto à idéia das cédulas uma grande sacada dos chineses.