segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pequim 2008: Cartilha chinesa proíbe faixas, provocações e embriaguez

Por: GazetaEsportiva.Net

Para evitar confusões nas arquibancadas dos complexos esportivos construídos para a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, o governo chinês divulgou nesta segunda-feira uma cartilha que deve ser seguida pelos torcedores durante o evento. São 26 normas que, segundo Zhang Zhenliang, subdiretor do departamento de voluntários do Bocog (comitê organizador dos Jogos), devem ser seguidas e estudadas para aumentar a segurança.

Segundo o documento, fica expressamente proibido provocar árbitros, juízes, atletas e outros envolvidos nas competições, assim como não será permitido entrar nas praças esportivas com apitos, instrumentos musicais, isqueiros e fósforos. Bandeiras e cartazes com mais de dois metros quadrados também estão vetadas.

Haverá punição para aqueles que apresentarem ‘aposta, manifestações, concentrações e comportamentos que demonstrem embriaguez’, ocorrendo o mesmo àquele que se ‘despir e praticar qualquer atividade que cause transtorno aos Jogos ou que seja ilegal de acordo com a lei chinesa’.

Todos os objetos que possam se transformar em armas em potencial serão confiscados na entrada dos centros esportivos. A cartilha do governo chinês ainda recomenda que guarda-chuvas e sombrinhas não permaneçam abertos por tempo suficiente para prejudicar a visão de outros torcedores nas arquibancadas.

Fechando a lista de posturas que devem ser apresentadas durante as Olimpíadas, estão proibidas qualquer manifestações políticas, religiosas ou militares, bem como a exibição de publicidade e protestos a favor dos direitos humanos, proteção do meio ambiente ou para arrecadação de fundos sem permissão necessária.

Para divulgar a cartilha o mais rápido possível, é possível adquirir as normas via mensagens enviadas aos celulares. A medida é parte da estratégia do Bocog, afim de difundir a cartilha entre a população.

Nenhum comentário: