sábado, 26 de julho de 2008

Pequim 2008: Iraque tenta reverter exclusão olímpica

Por: Gazeta Esportiva

Banido dos Jogos Olímpicos de Pequim na última quinta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Iraque ainda tenta reverter a situação e recuperar sua vaga no evento. Neste sábado, o ministro dos Esportes, Jasem Mohammed Jaafar, disse à Reuters, que o Governo já iniciou tratativas para mudar a posição do COI.

"O governo do Iraque está tentando convencer o COI a mudar sua posição sobre a suspensão... O primeiro-ministro tomou uma iniciativa e esperamos que muito em breve ocorra um encontro com o COI", disse Jaafar.

O Comitê Olímpico Internacional decidiu suspender o país, alegando que o Governo exercia "interferência política" na administração do Comitê Olímpico Iraquiano. Em maio, o país não teve quorum para realizar a eleição em sua entidade e não fez nova tentativa neste sentido até o prazo limite imposto pelo COI.

Classificados para os Jogos, mas sob o risco de não disputarem a competição por causa da exclusão, os atletas de remo culpam as autoridades de Bagdá pela situação, mas prometem continuar treinando até o último momento. "Eu responsabilizo o governo iraquiano. Ele interferiu no Comitê Olímpico Iraquiano, mas ele não é um ministério. Isto não está certo", afirmou o remador Haider Nauzad.

A delegação iraquiana seria composta por sete atletas: dois de remo, um do levantamento de peso, uma velocista, um lançador de disco, um judoca e um arqueiro.

Nenhum comentário: