domingo, 30 de maio de 2010

Copa 2014: estádios sem viabilidade financeira serão descartados já

Terra

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 irá descartar imediatamente os projetos que não tiverem garantia financeira dentro do prazo estipulado pela FIFA. A medida é para evitar a experiência de projetos mal sucedidos como o do Pan-Americano do Rio 2007.

A aprovação do projeto do Estádio do Morumbi e de outras 11 arenas da Copa do Mundo depende de garantia financeira para serem viabilizados. O caso mais polêmico é o da casa do São Paulo Futebol Clube-SP, o Morumbi. O prazo de 30 dias dado pela FIFA para a entrega das garantias financeiras vence no próximo mês.

No sábado, o chefe de delegação da Seleção na Copa de 2010 e presidente do Corinthians-SP, Andrés Sanchez, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a abertura da Copa será em Pirituba e que o Morumbi estaria vetado para o Mundial.

Sanchez disse que o São Paulo não terá condições financeiras para custear as reformas no Morumbi, destacando as dificuldades para a realização de obras nos entornos do estádio - espaço fundamental para a abertura do evento. O Comitê Organizador da Copa de 2014 nega qualquer conhecimento sobre o assunto.

"A situação do Morumbi é igual a dos outros. Os 12 estádios foram aprovados pela FIFA e ainda precisam de uma garantia financeira a ser apresentada num prazo de 30 dias. Alguns já estão perto de estourar o prazo, mas não sei informar quem apresentou esta garantia", afirmou o assessor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador, Rodrigo Paiva.

A medida estaria sendo tomada para que daqui a três anos, quando acontecerá a Copa das Confederações, não se corram riscos financeiros com as obras, o que geraria um superfaturamento ou atrasos nas entregas dos estádios.

No caso de um dos projetos de estádios não apresentarem garantias, o comitê local deverá apresentar outro projeto viável dentro dos prazos estabelecidos ou descartar sua participação na Copa de 2014, o que, pela decisão do Comitê Organizador, deve ser imediata.

As garantias financeiras são tanto para os estádios públicos como para os estádios privados. Dos 12 estádios aprovados, nove serão financiados com dinheiro público e três, privados (Morumbi, Arena da Baixada e Beira-Rio). O prazo para entregar este documento é de 30 dias da data da aprovação do projeto pela FIFA.

Nenhum comentário: