segunda-feira, 17 de maio de 2010

Receita da Copa cresce US$ 1 bi

Máquina do Esporte

Os quatro anos entre a Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, e o Mundial desta temporada, na África do Sul, representaram um incremento considerável para o torneio. A receita total saltou US$ 1.087 bilhão nesse período, segundo levantamento feito pela Sportcal, empresa especializada em notícias e inteligência de mercado no esporte.

Em 2006, a Copa gerou uma receita total de US$ 2.260 bilhões. Neste ano, a soma atingiu US$ 3.347 bilhões. A principal explicação para essa valorização é a renovação dos contratos de direitos de TV, que aumentaram de US$ 1,4 bilhão para US$ 2.147 bilhões.

A receita da FIFA com marketing também evoluiu. A entidade lucrou US$ 860 milhões com essa fonte de receita na edição passada do Mundial, mas chegou a US$ 1,2 bilhão nesta temporada.

Nesse caso, a alta é liderada por patrocínios. A FIFA recebia US$ 562 milhões na Copa passada, mas chegou a US$ 1.01 bilhão em 2010. E a entidade já tem ao menos mais US$ 150 milhões para a próxima competição, que será realizada no Brasil, com a entrada de marcas como o grupo Marfrig (Seara) e a Yingli Solar.

Outra fonte de receita da FIFA que cresceu nos últimos anos foi o licenciamento de produtos - de US$ 63 milhões para US$ 80 milhões. Em compensação, a migração da Alemanha para a África do Sul reduziu a possibilidade de ações de hospitalidade na Copa do Mundo. O valor obtido com essa fonte decaiu de US$ 250 milhões para US$ 110 milhões.

A Copa do Mundo de 2010 tem um orçamento de US$ 523 milhões, e a expectativa é que proporcione um impacto de US$ 5,7 bilhões na economia da África do Sul (dados da South African Tourism).

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