sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ypiranga perde Clássico da Sulanca para o Porto

Redação

Ontem, mais uma vez neste Campeonato Pernambucano, a determinação e obediência tática do Ypiranga, que foi até mais ousada do que o esperado, de nada adiantaram, Mondragon "fechou o gol" do Porto, o ataque não produziu o necessário e a Máquina mais uma vez saiu de campo com um resultado negativo.

Depois da metade do segundo tempo, precisando do placar, o técnico Roberto de Jesus promoveu o esquema mais ofensivo do qual se tem notícia que a Máquina tenha utilizado: 4-1-5, e nem assim o time conseguiu fazer mais de um gol no excelente goleiro vitoriense, ex-Ypiranga, que agora defende o Clube Atlético do Porto.

Agora, entre Máquina e Gavião, são 27 jogos, 10 vitórias Alviazulinas, 9 empates e 8 vitórias Tricolores, a o Ypiranga tem 39 gols marcados, o Porto, 36.

O jogo

Início morno
Os times começaram a partida se estudando muito, com jogadas firmes no meio campo e poucas oportunidades, muita marcação e pouca criatividade.

Sandro Miguel marca para o Porto

Aos 14', Alberto na tentativa de recolocar a bola em jogo o mais rápido possível tentou acionar Alemão, que estava olhando para ele e se virou para o jogo, o volante da Máquina se atrapalhou e tentou recuperar a bola com um carrinho, a arbitragem deu a falta. Na cobrança, aos 15', Sandro Miguel, ex-Ypiranga soltou a bota, a bola passou pela barreira e enganou Alberto, 0 x 1 Porto.

Bate-cabeça e 2 x 0

Aos 24', com o Ypiranga visivelmente atordoado ainda pelo primeiro gol, a defesa se atrapalhou em um levantamento de bola, Alemão e Sidney não chegaram na bola, Kyros dominou, desceu pela esquerda e bateu cruzado, para marcar o segundo gol do Porto.

Tentativa de reação para no ataque

Depois de estar em desvantagem no placar, o Ypiranga esboçou uma reação, criando jogadas no meio e tentando articular o ataque para fazer o primeiro gol, mas os últimos toques já na frente esbarravam na forte defesa, na falta de criação.

Ila se destaca

Com a ausência de Cristiano, expulso no último jogo, o jovem Ila mostrou muita vontade e movimentação, sempre tentando criar boas oportunidades, principalmente com Novito pelo lado direto, por opção de Roberto de Jesus, ele foi sacado no intervalo.

Agressão e expulsão

Ainda no primeiro tempo, Kyros, autor do segundo gol do Porto agrediu Ailton com uma cotovelada e não teve perdão, vermelho direto, expulsão que deixou o Gavião em desvantagem numérica, exposto à pressão da Máquina.

Segundo tempo todo da Máquina

Como já dissemos no início da matéria, o Ypiranga no segundo tempo foi todo ataque, todas as opções possíveis de tentar o gol foram feitas por Roberto de Jesus, mas a bola insistia em não entrar, o segundo tempo marcou cerca de 10 oportunidades de gol não aproveitadas, aqui acolá o Porto chegava em um contra ataque, inclusive em uma nova cobrança de falta com Sandro Miguel, que acertou a trave.

Finalmente a bola entra
Aos 45' do segundo tempo, aproveitando um rebote de cobrança de falta e muita indecisão dentro da área, Felipe Espada marca para o Ypiranga, mas foi o único da Máquina no jogo, Ypiranga 1 x 2.

A trave se abaixou

Após o gol, em nova jogada ofensiva, Nino Guerreiro cabeceou como manda a cartilha, de olhos abertos, para baixo, mas a bola caprichosamente tocou a parte frontal do travessão, voltando para Mondragon, depois disso a pressão seguiu, mas não deu em nada.

Próximos jogos
Depois de mais uma derrota, no próximo domingo, o Ypiranga vai ao sertão pernambucano, encarar o Petrolina, no estádio Paulo Coelho. O time do Porto no próximo domingo jogará o Clássico Matuto, diante do Central, em Caruaru, no Lacerdão. Ambas as partidas serão às 16h


Ficha do Jogo

Ypiranga 1 x 2 Porto
Estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe-PE
Horário: 20h

Árbitro: Nielson Nogueira Dias-FPF
Auxiliares: Aldir Pereira-FPF e Marcelino Castro-FPF
4º Árbitro: Matheus Costa-FPF

Gols:
Ypiranga: Felipe Espada, aos 45 do 2ºT
Porto: Sandro Miguel (de falta), aos 15' e Kyros, aos 24'

Cartões amarelos
Ypiranga: Everton
Porto: Marivaldo

Cartão vermelho
Porto: Kyros

Ypiranga (4-3-3): Alberto; Novito, Sidney, Everton e Ailton; Alemão (Felipe Espada), Mácio (Miller), Souza e Renato; Ila (Gil) e Nino Guerreiro
Técnico: Roberto de Jesus

Porto (4-4-2): Mondragon; Bahiano, Marivaldo, Sandro Miguel e Altemar; Cosme (Alemão), Vagner Rosa, Helder e Douglas (Evandro); Paulista (Diogo) e Kyros
Téc: Laelson Lima

Público total: 4346
Renda: R$ 5.620,00

Preliminar: Campeonato Pernambucano de Juniores - Ypiranga 0 x 2 Porto

Nenhum comentário: