sábado, 28 de agosto de 2010

Brasil mostra problemas na rotação, mas atropela o Irã em estreia no Mundial

Uol

O Brasil confirmou seu favoritismo e estreou com vitória no Mundial masculino de basquete, disputado na Turquia. Apesar dos muitos erros cometidos e da falta de consistência na rotação, os comandados do técnico Rubén Magnano venceram com facilidade o Irã por 81 a 65, neste sábado, em Istambul, pelo grupo B da competição.

O resultado deixou o Brasil na liderança da chave, ao lado de Estados Unidos e Eslovênia, que também venceram seus confrontos de estreia. Tunísia e Croácia, além do Irã, completam o grupo B.

Diante de um de seus adversários mais fracos da primeira fase, a Seleção Brasileira colocou em prática a marcação agressiva insistentemente treinada por Magnano. A equipe, porém, mostrou fraquezas na rotação, principalmente quando Marcelinho Huertas estava no banco de reservas. Nezinho e o novato Raulzinho não conseguiram repetir o bom desempenho do titular e o time teve uma queda de desempenho.

Tecnicamente superior ao adversário, a seleção brasileira se impôs sobre os iranianos no início de partida. O quinteto titular formado por Marcelinho Huertas, Leandrinho, Alex, Guilherme Giovannoni e Tiago Splitter apresentou um bom desempenho defensivo no primeiro quarto e abriu uma diferença de 10 pontos no placar.

Magnano mandou os reservas à quadra no segundo período e a seleção brasileira mostrou suas limitações na rotação. A equipe teve uma forte queda de produção, passou a cometer muitos erros de ataque e sofreu com o pivô Hamed Ehadadi, que levou a melhor no duelo com JP Batista no garrafão. Apesar dos problemas, o time verde amarelo manteve a diferença no placar e foi para o intervalo vencendo por 10 pontos.

A Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo apresentando a mesma intensidade do início de partida. Com uma forte marcação no início do terceiro quarto, a equipe aproveitou os contra-ataques para fazer sete pontos consecutivos. O Irã, porém, voltou a se aproveitar da entrada dos reservas brasileiros em quadra para equilibrar a partida e impedir que o rival ampliasse a diferença no período.

Com os titulares em quadra no início do último período, o Brasil voltou a dominar o jogo e ampliou sua vantagem para 22 pontos. Magnano aproveitou a larga vantagem para dar ritmo de jogo aos reservas no fim do confronto e a rotação voltou a apresentar problemas. Insistindo em precipitados chutes de três pontos, a equipe verde-amarela viu a diferença cair para 16 pontos, mas não chegou a ter sua vitória ameaçada.

O Brasil ainda enfrentará mais um adversário fraco antes de encarar as ‘pedreiras’ do grupo B. A Seleção volta à quadra neste domingo para enfrentar a Tunísia, às 15h30 (horário de Brasília), em Istambul.

Nenhum comentário: