segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mundial de Basquete: Brasil para ataque norte-americano, endurece jogo, mas perde no fim

Uol

O Brasil jogou bem. Ainda assim, quem saiu com a vitória foi a seleção dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o time do argentino Rubén Magnano fez sua melhor partida até agora no Mundial da Turquia.

Foi ao intervalo em vantagem, mas perdeu por 70 x 68. Foi o rival mais difícil dos EUA até aqui em Istambul. Na estreia, os norte-americanos venceram a Croácia por 106 x 78. No segundo jogo, 99 x 77 sobre a Eslovênia.

Com o resultado, os brasileiros vão definir a posição em que sairão do Grupo B nas duas últimas rodadas. Após vencer Irã e Tuníaia e perder para os EUA, a seleção folga nesta terça e completa a primeira fase contra Eslovênia na quarta-feira e Croácia, na quinta – nesta terceira rodada, os eslovenos venceram os croatas.

Ainda sem Anderson Varejão, que se recupera de uma torção no tornozelo direito, Magnano entrou em quadra com Marquinhos no lugar de Guilherme Giovannoni como ala-pivô. A troca deu certo. Marquinhos foi o cestinha da equipe (17 pontos) e os brasileiros mostraram uma postura defensiva muito mais forte do que contra Irã e Tunísia. E conseguiram incomodar, e muito, o time de jogadores da NBA.

Uma amostra do quanto os EUA tiveram problemas fica por conta do aproveitamento de arremessos dos dois primeiros quartos: com 47%, foi o pior índice norte-americano do torneio. Enquanto isso, o Brasil aproveitava. O time de Magnano foi ao vestiário com 58% de aproveitamento dos chutes, após acertar 7 dos 11 tiros de 3 pontos tentados.

Após o intervalo, no entanto, o time de Mike Krzyzewski se estabilizou. A defesa verde-amarela seguiu funcionando, mas os arremessos pararam de cair. Com um aproveitamento “normal” dos rivais, os EUA aproveitaram um volume um pouco maior de jogo para, pela primeira vez na partida, abrir no placar, chegando a seis pontos de vantagem. A chave do jogo no 3º período foram as faltas. Marcelinho Huertas e Tiago Splitter acabaram pendurados, com 4 cada, e sem a dupla, os brasileiros tiveram dificuldade para pontuar.

No último quarto, as duas equipes erraram muito e o quarto terminou apenas em 9 x 9. O Brasil ainda perdeu a chance de vitória com Huertas. Com nove segundo para o cronômetro zerar, ele infiltrou, levou a falta e arremessou. A bola bateu no aro e não caiu. Se acertasse os dois lances livres, empataria a partida. Mas perdeu o primeiro. Jogou o segundo para errar. A seleção ainda conseguiu o rebote, mas um arremessos no estouro do cronômetro não caiu.

Nenhum comentário: