terça-feira, 3 de agosto de 2010

FIFA multa Holanda e Espanha por recorde de cartões na final do Mundial

Das agências internacionais em Zurique, Suíça

As seleções de Holanda e Espanha foram multadas pela FIFA devido à indisciplina de seus jogadores e ao mau temperamento durante a disputa da final da Copa do Mundo da África do Sul, vencida pelos espanhóis por 1 x 0 na prorrogação.

A FIFA afirmou nesta terça-feira que a Federação Holandesa terá de pagar 15 mil francos suíços após oito diferentes jogadores terem recebido cartões amarelos e o defensor John Heitinga ter sido expulso após o segundo cartão amarelo.

O árbitro inglês Howard Webb também mostrou cinco cartões amarelos aos jogadores da seleção espanhola e por este motivo a Real Federação Espanhola de Futebol terá de pagar 10 mil francos suíços de multa.

O código disciplinar da FIFA tem uma cláusula sobre a condução da equipe que faz com que uma federação seja multada quando pelo menos cinco de seus jogadores são punidos em uma partida.

A partida disputada no estádio Soccer City, em Johanesburgo, bateu o recorde de indisciplina com cartões em finais de Copa do Mundo, que era de seis cartões quando a Argentina derrotou a Alemanha por 3 x 2 na decisão de 1986.

A final do Mundial também foi a partida com o maior número de punições entre as 64 disputadas na África do Sul. O jogo entre Chile e Suíça foi o mais violento da fase de grupos, com nove cartões amarelos e um vermelho.

A FIFA pagou à Espanha US$ 30 milhões como prêmio pela conquista do título mundial, enquanto a Holanda ficou com US$ 24 milhões pela segunda colocação na Copa do Mundo.

Nenhum comentário: