sábado, 21 de agosto de 2010

Mano busca aproximação com clubes para contar com 'boa vontade' nas Olimpíadas

Uol

Mostrando que não está disposto, pelo menos intencionalmente, a cometer os mesmos erros do passado, o técnico Mano Menezes tem traçado planos de médio e longo prazo. Um desses trabalhos é a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, título que a Seleção Brasileira ainda não possui. E, para não ter os mesmos problemas de alguns dos seus antecessores, o treinador da equipe nacional já começa a estreitar os laços com os clubes de futebol, principalmente os europeus.

O grande temor do comandante da Seleção Brasileira é que os times europeus não liberem seus jogadores para a disputa das Olimpíadas, já que a competição não faz parte do calendário oficial da FIFA e, por isso, não obriga os clubes a cederem suas estrelas às equipes nacionais. Essa decisão, por ser opcional, depende do interesse que cada agremiação tem com determinado atleta.

“Temos seis jogadores com idade olímpica, e é importante ir observando o comportamento deles, além de ter uma relação de confiança com os clubes, pois vamos depender da boa vontade deles”, explicou Mano Menezes, após a convocação dos 22 atletas que participarão da semana de treinos que acontece em Barcelona, no início do próximo mês.

Nos últimos anos, alguns técnicos tiveram problemas para contar com jogadores em eventos relacionados às Olimpíadas. O técnico Ricardo Gomes, então comandante do time sub-23, acabou não conseguindo a liberação de jogadores como Kaká, Adriano e Julio Baptista. Sem as estrelas, a equipe acabou não conseguindo se classificar para os Jogos de 2004, em Atenas.

Já nas Olimpíadas de 2008, o técnico Dunga não pôde utilizar Robinho, que acabou não sendo liberado pelo Real Madrid-ESP, seu clube na ocasião. Diante dessa decisão, o Werder Bremen-ALE, também fez pressão para vetar a participação do lateral Rafinha e do meia Diego na Seleção, mas a dupla fez parte normalmente do grupo que voltou para casa com a medalha de bronze.

Na sua segunda convocação, o técnico Mano Menezes chamou os jovens Philippe Coutinho (18 anos), Douglas Costa e André (19 anos), Rafael e Alexandre Pato (20 anos) e Sandro (21 anos), todos com idade para defender a seleção nas Olimpíadas de 2012.

Nenhum comentário: