segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Empresário chinês lança ofensiva para comprar o Liverpool-ING

Uol

O empresário sino-americano Kenny Huang está em meio a uma ofensiva para conseguir adquirir o controle da equipe do Liverpool, atualmente comandada por impopulares investidores norte-americanos, segundo afirmou uma fonte próxima à negociação nesta segunda-feira.

"Um acordo tem que ser fechado antes do fim da janela de transferências [31 de agosto]. Huang fez uma proposta sólida, e a direção do clube agora tem que sancionar a venda, algo que pode ser costurado nos próximos dias”, disse a fonte à BBC. “Kenny é o único candidato sério interessado no clube, e está otimista”, completou.

O magnata chinês já teria proposto à direção do Liverpool a compra da dívida do clube, além de injetar dinheiro para que o novo gerente e treinador do clube, Roy Hodgson, possa reforçar a equipe antes do fim da janela de transferências, em 31 de agosto. Para isso, o acordo deveria sair em no máximo duas semanas.

Huang, cidadão dos Estados Unidos nascido em Guangdong, na China, já possui negócios no baseball chinês e no basquete norte-americano (sócio minoritário do Cleveland Cavaliers), através da empresa QSL Sports Group, baseada em Hong Kong, da qual é presidente.

Além disso, Huang foi a primeira pessoa nascida na China a trabalhar na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1988.

O empresário já teria se aproximado do maior credor do Liverpool, o Royal Bank of Scotland, como primeiro passo para a negociação. Huang se ofereceu a comprar a dívida de 237 milhões de libras (cerca de R$ 660 milhões) que a equipe tem com o RBS, uma primeira medida para encaminhar a compra do clube.

Em abril passado, o Liverpool foi colocado à venda por seus atuais proprietários, os norte-americanos Tom Hicks e George Gillett, que contrataram a Barclays Capital para achar um comprador.

Os empresários norte-americanos enfrentam duras críticas da torcida do Liverpool, que os hostiliza pelos maus resultados e pela grande dívida que o clube contraiu durante a gestão. Os fãs dos Reds pedem constantemente a saída de Hicks e Gillett.

Outro nome apontado pela mídia britânica para a compra do Liverpool é o empresário e ex-jogador de futebol sírio Yahya Kirdi.

O Liverpool terminou a última temporada na sétima posição do Campeonato Inglês, perdendo uma vaga na lucrativa Liga dos Campeões da Europa.

Nenhum comentário: