quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PARCERIA ENTRE CLUBES E PODER PÚBLICO

Diário da Sulanca

Por José Joaquim Pinto de Azevedo, vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol

Em artigo publicado em nosso blog, escreviamos sobre as parcerias dos clubes disputantes do Campeonato Pernambucano da Série A2-2010, com as Prefeituras de suas cidades, e citavamos Chã Grande como um dos melhores exemplos, para que inclusive sirva de apresentação para as demais cidades de nosso estado, com clubes nas divisões de profissionais. Além de Chã Grande, constatamos tal apoio em Timbauba, Petrolina, Pesqueira, Limoeiro, Olinda e Belo Jardim, cuja união público-privada vem rendendo frutos para o futebol destas cidades, como para o futebol Pernambucano.

Com relação à Série A1 de Pernambuco, encontramos Salgueiro, Araripina, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão, também como bons exemplos para as demais cidades, uma vez que todas têm o apoio de seu poder público. Infelizmente notamos a falta de participação de outras edilidades, e entre estas a de Santa Cruz do Capibaribe, que tem um representante da maior dignidade nas competições que participa, ou seja, a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube.

Trata-se de uma região apaixonada pelo futebol, com os jogos do seu clube sempre com o estádio lotado, e com grande vibração por parte de seus torcedores. Porém, apesar das boas participações do Ypiranga em nosso Campeonato, a edilidade local ainda não vislumbrou a uma maior participação, através de convênios com o clube, a fim de que com tal parceria o mesmo possa melhorar ainda mais a sua perfomance nas disputas realizadas.

Não se trata de verba a fundo perdido, e sim de um contrato, cujo retorno é grandioso, desde que a cidade com o futebol, passa a ter uma mídia em jornais, rádios e televisões, que em momento algum na sua vida normal conseguirá. O Nordeste já é pouco comentado nos noticiários, e só aparece quando alguma tragédia acontece, mas o futebol motiva a exposição de um clube e de uma cidade de maneira tão expansiva, que todo o investimento que for realizado, o retorno será em volume muito maior do que o esperado.

Quantas vezes o nome da cidade vai ser referenciado, e isto se transformando em mídia, o valor aplicado é infinitamente menor do que o valor do pagamento de tal divulgação, pois se multiplicarmos o custo de uma publicidade paga, superaria em muito aquelas despesas efetuadas pela prefeitura local no seu representante.

Trata-se de uma discussão importante, pois uma cidade como Santa Cruz do Capibaribe, de grande tradição em nosso futebol, deveria ter um clube forte e participando ativamente dos campeonatos realizados, e para tal terá necessariamente de contar com o apoio de sua edilidade.

Sabemos que o Prefeito local não irá ler este artigo, mas se um dos nossos visitantes da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, a nossa terra das Confecções, fizer chegar a tal autoridade o nosso pensamento, que é de uma pessoa que conhece o futebol, e conhece de gestão e planejamento.

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