quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Os Pioneiros: Sport Club Flamengo-PE

Redação, com agências estaduais

Hoje começaremos a publicar na Mala Esportiva uma nova coluna entitulada "Os Pioneiros" para estrear falaremos um pouco sobre o primeiro campeão pernambucano, o Sport Club Flamengo-PE, com o passar do tempo, além dos times Pernambuco falaremos também de clubes de outros estados.

História:

O Sport Club Flamengo foi um clube de futebol brasileiro, da cidade do Recife-PE.
Seu maior feito foi conquistar o primeiro título de campeão pernambucano de futebol em 1915.
O Flamengo foi fundado no dia 20 de abril de 1914. O nome foi motivado pela simpatia que os fundadores tinham pelo Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro.
No dia 12 de dezembro de 1915, com uma vitória de 3 x 1 sobre o Torre Sport Club, o Flamengo sagrava-se campeão da competição organizada pela Liga Sportiva Pernambucana. O time campeão estadual contava com a seguinte escalação: Luiz, Alves, Albuquerque, Frederico, Ruy, Abdon, Waldemar, Gastão, Taylor, Percy Fellows e Lelis.


"Encerrou-se anteontem, com a vitória do Sport Club Flamengo contra o Torre Sport Club, o campeonato da Liga Sportiva Pernambucana, instituído para o football. Depois de uma série de matchs emocionantes, que trouxeram em constante delírio o público esportivo do Recife, teve o Flamengo coroado os seus esforços e firmada a sua força dentre os seus dignos adversários nas lutas pacíficas do esporte. O Flamengo do Recife quis ser o êmulo do seu congênere do Rio, e vencendo a tática do Santa Cruz e a tenacidade do Torre, soube guardar para si os louros da vitória - e as "louras medalhas."
Nota do Diário de Pernambuco, em sua edição de 14 de dezembro de 1915.


Títulos

Estadual:
Campeão Pernambucano: 1915.*
*Campeão invicto.

Outras Conquistas :
Taça Casa Amarela: 1929.
Torneio de Verão da Cidade do Recife: 1939.

Histórico em competições oficiais:
Campeonato Pernambucano: 1915 à 1938, 1940 à 1947 e 1949.

Maior ídolo:
Zé Tasso




Se você tem alguma sugestão, envie para que possamos pesquisar e enriquecer o acervo cultural da Mala Esportiva!

Um comentário:

anderson caetano disse...

gostei pra caramba deste teu blog e vou participar sempre pois coisa boa tem que ter bis, o meu blog e andersonoradialista.blogspot.com