A Comissão Européia (CE) e a Uefa, entidade máxima do futebol europeu, anunciaram a criação de um anúncio de televisão que terá o objetivo de conscientizar os torcedores do combate ao racismo e será exibido durante os intervalos das partidas da Copa dos Campeões.
Segundo o romeno Leonard Orban, comissário de Multilingüismo da CE, os spots pretendem divulgar a tolerância e o diálogo cultural através da "diversidade lingüística", e devem ser assistidos por cerca de 140 milhões de pessoas.
O anúncio mostra três grupos de torcedores assistindo a um mesmo jogo de futebol. Apesar de suas diferenças étnicas e culturais, todos aparecem reagindo de formas similares.
No final, é exibido o lema da campanha: "Línguas diferentes, um objetivo. Não ao racismo". A frase foi traduzida para os 23 idiomas oficiais da União Européia (UE).
"A iniciativa aumentará o nível de conscientização do público sobre a necessidade de combater o racismo e a intolerância, tanto no esporte como na sociedade em geral", disse Orban.
O meia holandês naturalizado marroquino Mbark Boussoufa, do Anderlecht (BEL), compareceu ao lançamento da campanha e qualificou de "excelente" a iniciativa da CE e Uefa.
O jogador afirmou que já se sentiu "insultado e ferido" em campo por ter origem árabe e ser muçulmano, e ressaltou a importância de promover o diálogo entre as diferentes culturas.
A produção do anúncio de 30 segundos custou 250.000 euros à CE. Sua estréia na televisão está programada para o dia 16 de setembro.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário