terça-feira, 23 de setembro de 2008

Tênis: Brasil decide vaga na repescagem contra Colômbia ou Uruguai

Gazeta Esportiva

Se a principal ameaça à classificação do Brasil à repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis de 2009 era o Canadá, o sorteio do Zonal Americano da competição foi bom para os tupiniquins. O grupo verde e amarelo teve seu futuro definido nesta terça-feira, quando soube que enfrentará o vencedor de Colômbia e Uruguai na tentativa de retornar à elite do tênis mundial.

Apesar de ter se livrado do Canadá, que está do outro lado da chave e poderia colocar os brasileiros para jogar em um carpete coberto, os comandados de Francisco Costa ainda correm sério risco de ter de disputar a final do Zonal fora de casa. Isso acontecerá caso a Colômbia, que nesta temporada foi derrotada em Sorocaba por 4 a 1, confirme o favoritismo e passe de seu confronto inicial marcado para março de 2009, quando receberá o Uruguai.

Mesmo que deva decidir seu futuro na Davis longe de seus domínios, o Brasil pode comemorar o fato de ter um retrospecto amplamente favorável contra a Colômbia na competição: vitórias em todos os seis embates disputados.

Se a zebra aparecer e o Uruguai de Pablo Cuevas superar o favoritismo de nomes como Alejandro Falla e Santiago Giraldo, a situação dos brasileiros ficaria ainda melhor, pois eles jogariam em casa contra uma equipe já batida por sete vezes em oito confrontos – a única derrota verde e amarela até aqui aconteceu em 1978, em Montevidéu.

Caso passe pela final do Zonal Americano, a equipe de Marcos Daniel, Thomaz Bellucci, Thiago Alves, André Sá e Marcelo Melo disputará pela quarta oportunidade seguida a repescagem do Grupo Mundial – caiu nos últimos anos frente a Suécia, Áustria e Croácia.

No outro lado da chave que envolve os selecionados do continente americano, o Canadá de Frank Dancevic e Daniel Nestor inicia sua trajetória diante do Equador. Quem vencer o duelo enfrenta o Peru, liderado por Luís Horna, na fase seguinte.

Nenhum comentário: