terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dirigente apela a Blatter: "reduza os estrangeiros no esporte"

O presidente do Comitê Olímpico Italiano (Coni), Gianni Petrucci, dirigiu ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, um apelo para que seja mantido o empenho em diminuir o número de estrangeiros no futebol. Com informações da Agência Ansa.

"Os estrangeiros tomam o lugar dos jovens, e as seleções saem prejudicadas", disse Petrucci na entrega do primeiro escudo de campeão mundial da Fifa, para a seleção italiana em Coverciano. A Itália é a primeira seleção a receber este escudo, que por decisão da Fifa será a partir de agora concedido ao vencedor da Copa do Mundo.

Petrucci lembrou a regra "6+5", proposta por Blatter, segundo a qual as equipes teriam que colocar em campo pelo menos seis jogadores da nacionalidade do país onde o clube é sediado. "Sei que o principio do '6+5' é difícil de avançar, mas o presidente Blatter deve ir em frente, tem o apoio do Coni e da Itália".

Durante o evento, o técnico da seleção italiana, Marcello Lippi, também lembrou os resultados pouco brilhantes obtidos pelos esportes de equipe italianos nas Olimpíadas de Pequim, que segundo Petrucci foram causados pelos problemas dos estrangeiros em número excessivo, não apenas no futebol como também em outros esportes".

"Essa não é única causa dos resultados, mas a longo prazo o problema ficará sempre mais grave e arrisca de pesar cada vez mais sobre o nosso esporte", admitiu o dirigente.

Nenhum comentário: