sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CBF divulga fórmula de disputa das Séries C e D em 2009

Terra

A diretoria de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na tarde desta sexta-feira as fórmulas de disputa das Séries C e D do próximo ano. A terceira divisão do futebol nacional foi reduzida para 20 participantes, enquanto a inédita quarta divisão estreará com 40 clubes.

Em nota divulgada através de seu site, a CBF informa que a Série C contará com o acesso e o rebaixamento de quatro clubes à Série B e D, respectivamente, para 2010.

Os 20 participantes da terceira fase serão divididos em dois grupos de dez agremiações, através de critérios geográficos, e jogarão entre si dentro das chaves em turno e returno. Os quatro primeiros de cada grupo passam à próxima chave, quando os oito clubes jogarão em sistema eliminatório de mata-mata até a decisão do campeão.

Na Série D, os 40 clubes serão divididos em oito grupos de cinco equipes cada, também decididos através de critérios geográficos, e jogam entre si dentro das chaves em sistema de ida e volta.

Os dois primeiros colocados de cada grupo passam à próxima fase, totalizando um total de 16 agremiações que jogarão em sistema eliminatório de mata-mata até a decisão do título. Os quatro classificados à semifinal estarão na Série C em 2010.

Nenhum comentário: