terça-feira, 28 de outubro de 2008

Definição do Pernambucano sai na quinta

Redação

Representantes dos 12 times que fazem parte da Série A do Campeonato Pernambucano vão se reunir, na próxima quinta-feira, com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para definir o regulamento do campeonato estadual de 2009. O objetivo é encontrar uma fórmula mais rentável de competição. Neste ano, o Pernambucano foi disputado com um regulamento confuso, no qual não poderia haver clássicos no primeiro turno. No final, nem clubes, nem torcida, nem imprensa, nem os próprios dirigentes aprovaram o modelo de competição.

A FPF, junto com os clubes, conseguiu evitar que esta fórmula fosse mantida para o ano que vem, conforme prevê o Estatuto do Torcedor. A maneira de disputa para 2009 tem duas grandes propostas: voltar ao modelo de 2007, quando os clubes se enfrentavam todos contra todos em dois turnos e o vencedor de cada etapa fazia a final, ou um regulamento semelhante ao Paulista, no qual os times se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros disputando um quadrangular final.

O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, acredita que a segunda opção é a melhor: - Seria mais rentável, já que haveria muitos clássicos, que são os jogos que mais despertam o interesse da torcida - argumenta.

Os dirigentes do Sport, por outro lado, preferem o modelo antigo de disputa, com pontos corridos em turno e returno e havendo um campeão para cada turno, realização de uma final, caso contrário, o campeão direto é o time que vencer os dois turnos.

Nenhum comentário: