segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Há 17 anos, Senna obtinha o tricampeonato

UOL

O Brasil conquistava seu oitavo e último título, por enquanto, na F-1 há exatamente 17 anos. Em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna foi tricampeão em mais um histórico GP do Japão em Suzuka.

O piloto da McLaren chegou à Ásia, palco da penúltima etapa do Mundial, 16 pontos à frente do vice-líder Nigel Mansell, da Williams, e precisava de pouco para garantir a taça.

O brasileiro conseguiu a segunda posição do grid, uma à frente do inglês e uma atrás do companheiro Gerhard Berger. O austríaco manteve a liderança na primeira curva e Senna não deixou Mansell ultrapassá-lo.

O inglês pressionou o rival nas primeiras voltas. Na primeira curva do décimo giro, porém, Mansell abusou, colocou as rodas na brita e rodou. O campeonato, naquele momento, já era de Senna.

Berger tinha aberto 11s, mas Senna tirou a diferença e fez a ultrapassagem na 18ª volta. A situação mudou somente na última curva, em que o brasileiro deixou o companheiro e amigo passar para que conquistasse sua primeira vitória com a McLaren _sexta da carreira.

Daqui a 13 dias, o Brasil poderá a voltar a comemorar um título na F-1 depois de 17 anos. Felipe Massa irá para Interlagos, palco da última etapa de 2008, com sete pontos a menos que o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

Nenhum comentário: