segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo revela hipotireoidismo e culpa dores por aposentadoria precoce aos 34 anos

Uol

Chegou ao fim nesta segunda-feira a carreira de um dos maiores jogadores da história do futebol. Chorando bastante, Ronaldo anunciou oficialmente a sua aposentadoria. O jogador revelou que sofre de hipotireoidismo e culpou as constantes dores no corpo para antecipar o adeus, que deveria acontecer apenas no final do ano.

O hipotireoidismo é a baixa produção de hormônios pela tireoide. Os principais sintomas são cansaço, depressão e ganho de peso. "Há quatro anos fiz um exame no Milan-ITA que constatou que eu tinha hipotireoidismo. Eu precisava tomar hormônios, mas não podia porque seria pego no doping. Alguns de vocês agora devem estar arrependidos de fazer tanta chacota com meu peso, mas não guardo mágoa. Só queria explicar isso no ultimo dia da minha carreira", disse Ronaldo.

Além do hipotireoidismo, Ronaldo também culpou as dores para antecipar a decisão de pendurar a chuteira. "Eu perdi para o meu corpo. Esse é o momento de parar", reconheceu Ronaldo. "Eu sinto dor ao subir uma escada. E no meu prédio nem tem elevador", completou.

O fracasso na Copa Libertadores - derrota por 2 x 0 para o Deportes Tolima, na Colômbia - foi a última aparição do craque como jogador profissional. E apesar dos protestos de parte da torcida do Corinthians, o atacante disse que terá sempre um carinho especial pelo clube e pediu desculpas por não ter conquistado o título da Libertadores.

“Em algumas vezes em outras entrevistas eu falei que...que...não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians...quero agradecer ao presidente e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores, dizer que você é meu irmão, que a historia foi linda aqui, maravilhosa, que continuarei vinculado ao clube da maneira que você quiser”, disse Ronaldo.

O adeus do Fenômeno mobilizou a imprensa nacional e internacional. Centenas de jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e até profissionais que cobrem o mundo das celebridades compareceram ao CT Joaquim Grava, na zona leste da capital paulista, para registrar a aposentadoria do veterano de 34 anos.

O atacante chegou ao CT por volta das 10h30, acompanhado de dois dos seus filhos: o primogênito Ronald e Alex. Na entrada, recebeu o carinho de poucos fãs. Duas horas antes da entrevista coletiva, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo caminhou lentamente ao campo, onde os demais jogadores treinavam. Todos sentaram no banco de reservas, e o Fenômeno falou durante cerca de dois minutos.

Após o camisa 9 finalizar seu discurso, seus colegas de equipe o aplaudiram. Depois, um por um levantou para abraçá-lo. Tite e os demais membros da comissão técnica também cumprimentaram o agora ex-jogador.

Nenhum comentário: