quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uruguai bate Argentina, ajuda Brasil e volta à Olimpíada após 84 anos

Terra

Depois de 84 anos, o bicampeão Uruguai está de volta a uma Olimpíada. A classificação veio com uma vitória por 1 x 0 sobre a Argentina, nesta quarta-feira, em Arequipa, no Peru, pelo Sul-Americano Sub-20, resultado que não só garante a vaga aos uruguaios como ajuda os brasileiros na busca pela segunda vaga. Vecino marcou o único gol no clássico disputado no Estádio Monumental de Unsa.

Como venceu o Equador no jogo seguinte, o Brasil praticamente está nos Jogos de Londres. O resultado deixou os brasileiros com nove pontos, três a mais do que os argentinos, e a vaga só não vem se na última rodada os rivais igualarem o número de pontos e ainda tirarem uma diferença de saldo de gols que é de seis.

Com a vaga garantida, o Uruguai, líder com 10 pontos, joga pelo título do torneio no próximo sábado, contra o Brasil, em horário ainda indefinido. A Argentina enfrenta a desclassificada Colômbia ainda com uma esperança remota de ir para os Jogos de Londres.

No primeiro tempo, Uruguai e Argentina fizeram uma partida presa, com os argentinos com um pouco mais de posse de bola e volume de jogo. Iturbe e Funes Mori, bem marcados, não conseguiram muitos avanços.

Neste cenário, foram do Uruguai as duas melhores chances do primeiro tempo. Aos 14min, Luis Machado ajeitou na entrada da área e chutou forte, para boa defesa de Andrada. Já aos 44min, o goleiro argentino trabalhou duas vezes seguidas: primeiro em chute de Vecino e depois ao se jogar nos pés de Machado, não conseguir evitar o gol, mas respirar aliviado com a marcação de falta do árbitro.

O Uruguai voltou melhor e conseguiu o gol da vitória aos 19min. Luna arrancou do meio campo e lançou para Vecino. O jogador uruguaio tocou na saída do goleiro e saiu para a comemoração. Os argentinos pediram impedimento, mas o gol foi validado.

Festa no Uruguai, que com a vitória dá mais um passo importante no resgate de seus tempos dourados. De volta a uma Olimpíada após ser bicampeão em 1924 e 1928, no último ano os uruguaios também comemoraram a volta a uma semifinal de Copa do Mundo após 40 anos. O país é bicampeão mundial (1930 e 1950).

Nenhum comentário: