sábado, 10 de julho de 2010

Alemanha vence o Uruguai e fica em 3º na Copa

Redação e agências nacionais

Na última partida no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, pela Copa do Mundo 2010, a Alemanha não mostrou muito ânimo, mas bateu o Uruguai por 3 x 2, assegurando a terceira colocação no Mundial. O jogo teve duas viradas e derrubou um tabu da história das Copas: pela primeira vez, uma seleção ficou com o 3º lugar em duas ocasiões consecutivas. Em 2006, os germânicos venceram Portugal por 3 x 1 e obtiveram a mesma colocação.

Müller, Jansen e Khedira marcaram os gols que garantiram o terceiro lugar da Copa para a Alemanha pela quarta vez em sua história. Para o Uruguai, que brigava por sua melhor colocação desde a Copa de 1970, quando ficou em quarto após perder exatamente para os alemães, não foram suficientes o gol de Cavani e o golaço de Forlán.

Como o jogo não teve todo o apelo que merecia, os técnicos promoveram várias mudanças entre os titulares. Do lado uruguaio, o técnico Oscar Tabárez sacou Victorino, Álvaro Pereira e Gargano para os retornos de Lugano, Fucile e Suárez. Pelo lado alemão, o artilheiro Klose, com dores nas costas, foi a maior baixa, ficando a um gol de igualar o recorde de Ronaldo em Copas (15 gols). O brasileiro Cacau foi seu substituto. O capitão Lahm, o goleiro Neuer e o meia-atacante Podolski também ficaram de fora, dando lugar a Aogo, Butt e Jansen.

O jogo aconteceu sob uma chuva constante, os dois times encontraram dificuldades em tocar a bola no começo da partida. Mas aos poucos as oportunidades começaram a aparecer e o gol não demorou a sair. Aos 18 minutos, Schweinsteiger, que assumiu a braçadeira de capitão com a saída de Lahm, arriscou de longe e o goleiro Muslera rebateu a bola para o meio da área, Thomas Müller aproveitou a falha do camisa 1 e só teve o trabalho de chutar para o gol vazio no rebote, marcando seu quinto gol na Copa do Mundo.

O time alemão diminuiu o ritmo depois de abrir o placar e permitiu a reação dos sul-americanos. Com 27 minutos, após Schweinsteiger ser desarmado no meio de campo, Suárez puxou o contra-ataque e acionou Cavani na esquerda. O jogador entrou na área e tocou com tranquilidade no canto de Butt para empatar.

Os últimos lances do primeiro tempo foram todos do Uruguai, que cresceu após o empate. Os uruguaios continuaram melhores na volta do intervalo. Aos 5 minutos, Arévalo cruzou da direita e Forlán emendou um lindo sem-pulo para virar a partida, chegando também à marca de cinco gols no Mundial.

Mesmo sem muita inspiração, a Alemanha demorou só cinco minutos para empatar. Boateng levantou a bola na segunda trave, Muslera saiu mal e Jansen subiu para desviar de cabeça, deixando tudo igual no placar e cortando o bom momento do Uruguai no jogo.

Daí o jogo esfriou um pouco, mas quando tudo parecia indicar um empate no tempo normal, Khedira fez o terceiro da Alemanha. Após cobrança de escanteio aos 36 minutos, a bola rebateu em Lugano e sobrou limpa para o volante alemão, que cabeceou para o fundo das redes e definiu o terceiro lugar para a seleção europeia. Forlán ainda acertou a trave no último lance do jogo e por pouco não levou a decisão para a prorrogação.

Ficha do jogo:


Uruguai 2 x 3 Alemanha

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth

Gols
Uruguai: Cavani, aos 27min do 1º tempo, e Forlán, aos 5min do 2º tempo
Alemanha: Müller, aos 18min do 1º tempo; Jansen, aos 10min, e Khedira, aos 36min do 2º tempo

Cartões amarelos
Uruguai: Diego Pérez
Alemanha: Aogo, Cacau e Friedrich

Uruguai: Muslera; Fucile, Lugano, Godín e Cáceres; Maxi Pereira, Diego Pérez (Gargano), Arévalo e Cavani (Loco Abreu); Suárez e Forlán. Técnico: Oscar Tabárez

Alemanha: Butt; Boateng, Mertesacker, Friedrich e Aogo; Khedira e Schweinsteiger; Müller, Özil (Tasci) e Jansen (Kroos); Cacau (Kiessling). Técnico: Joachim Löw

Nenhum comentário: