sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil é eliminado pela Holanda

Redação e agências nacionais

Hexacampeão, só se for em 2014. O Brasil foi eliminado da Copa do Mundo 2010, ao perder para a Holanda nas quartas de final, por 2 x 1, de virada, nesta sexta-feira, em Port Elizabeth.

A Seleção Brasileira volta pra casa amanhã, já a Holanda agora viaja para a cidade do Cabo, para enfrentar o vencedor do duelo entre Uruguai e Gana. O adversário será conhecido ainda nesta sexta.

E mais um nome fica marcado para que os torcedores brasileiros memorizem como carrasco: Wesley Sneijder. O camisa 10 da Holanda foi o principal responsável pela virada marcou os dois gols da Holanda, um com participação de Júlio César e Felipe Melo, o volante brasileiro que deu a assitência para do gol de Robinho, mas foi expulso depois de cometer falta e pisar em Robben. Com 1 a menos, os jogadores mostraram desequilíbrio em campo.

O Brasil no começo do jogo dominou as ações da partida, atacando com precisão e pressão sobre a Holanda, o que fez os holandeses que ficaram perdidos. O Brasil chegou com perigo duas vezes seguidas ao ataque, na primeira Robinho marcou impedido, na segunda, ele marcou em posição legal e abriu o placar para a Seleção.

Estranhamente, no lance do gol, quem tentava acompanhar Robinho era o craque ofensivo do time holandês, Robben. Depois de não alcançar o atacante brasileiro e ver a rede balançar se virou para o banco de reservas e levou uma bronca do técnico Van Marwijk. Não gostou, abriu os braços e reclamou. Fez sinal de que não era ele que deveria estar ali.

O gol desajustou a organizada equipe holandesa e o Brasil pressionou ainda mais, com Juan, Daniel Alves e Kaká.

A defesa brasileira também foi eficiente nos lances capitais do primeiro tempo. Robben tentava sua jogada característica de receber a bola pela ponta direita, cortar para dentro e arrematar com a esquerda. Era parado no domínio de bola.

Mas, no segundo tempo, se a Holanda levou um gol com dez minutos, marcou logo com 8 minutos, um lance que parecia banal mudou o jogo. Sneijder cruzou a bola em direção ao gol brasileiro. Júlio César saiu do gol para tentar afastar, trombou com o volante Felipe Melo e viu a rede balançar. A bola ainda resvalou na cabeça do volante brasileiro.

O Brasil sentiu o gol e passou a assistir a Holanda em campo. O time europeu aproveitou e deu a cartada final aos 23 minutos. Depois de cobrança de escanteio de Robben, Kuyt desviou no primeiro pau e Sneijder nem precisou pular para arrematar. Sozinho, sem marcação. A zaga brasileira toda ficou apenas assistindo ao lance.

Para tentar a reação após o segundo gol, Dunga colocou Nilmar no lugar de Luis Fabiano, tentou nos contra-ataques, mas não deu, 2 x 1 para os holandeses e Copa do Mundo agora para a Canarinho, só em casa , no Brasil em 2014. Pela segunda vez consecutiva, o Brasil cai nas quartas de final.

Ficha do jogo:

Holanda 2 x 1 Brasil

Local: Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Gols
Holanda: Felipe Melo (contra) aos 8min e Sneijder aos 23min do 2º tempo
Brasil: Robinho, aos 10min do 1º tempo

Cartões amarelos
Holanda: Heitinga, Van der Wiel, Ooijer e De Jong
Brasil: Michel Bastos

Cartão vermelho
Brasil: Felipe Melo

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong; Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie (Huntelaar)
Técnico: Bert van Marwijk

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva e Felipe Melo; Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga

Nenhum comentário: