sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uruguai vence Gana nos pênaltis

Redação e agências nacionais

O Uruguai está classificado às semifinais da Copa do Mundo 2010 ao vencer Gana nos pênaltis após um milagre na prorrogação, após empate por 1 x 1, Gana desperdiçou um pênalti no último minuto do tempo extra.

No dia que a Seleção Brasileira foi eliminada pela Holanda, os uruguaios salvaram a sexta-feira dos sul-americanos e voltaram a se garantir entre os quatro melhores do Mundial depois de 40 anos longe das semifinais. O pênalti decisivo foi convertido por Loco Abreu, atacante do Botafogo-RJ, que bateu com cavadinha, assim como na final da Taça Rio deste ano contra o Flamengo-RJ.

Agora o Uruguai sonha com o título depois de 60 anos, a última conquista mundial aconteceu em 1950, no Brasil. Mas para chegar à final, os uruguaios tem que vencer a Holanda, que eliminou o Brasil. O jogo será na Cidade do Cabo.

Gana começou jogando mal, mas ao término do primeiro tempo melhorou muito, pressionou o Uruguai e foi recompensada com um gol aos 46 minutos de jogo, quando Muntari dominou a bola na intermediária, avançou e soltou uma bomba de muito longe. A bola fez uma curva e enganou Muslera, que foi pego no contrapé e nada conseguiu fazer.

No começo do segundo tempo, Gana seguiu no ataque, mas o Uruguai voltou para o jogo aos 9 minutos. Em cobrança de falta, Forlán bateu da meia esquerda e acertou um chute colocado no canto de Kingson, surpreendendo o goleiro, que havia dado um passo para o lado errado.

O jogo continuou equilibrado, com chances para ambos os lados, porém, o placar não foi mais alterado até o fim do tempo normal.

Na prorrogação, o cansaço físico falou mais alto que a técnica para as duas equipes. Foram muitos erros e poucas chances claras criadas. No último minuto do tempo extra, a maior emoção do jogo antes dos penais: após bate-rebate na área uruguaia, Suárez impediu o gol ganense, salvando a bola com a mão em cima da linha. O atacante foi expulso pelo árbitro português Olegário Benquerença, e vários jogadores de Gana comemoraram como se o jogo já estivesse ganho, indo em direção à torcida.

Porém, Gyan, artilheiro de Gana, desperdiçou a cobrança do pênalti, chutando por cima da meta. Na decisão por penalidades, Maxi Pereira perdeu para o Uruguai, mas o goleiro Muslera defendeu as batidas de Mensah e Adiyiah, garantindo a vitória por 4 x 2.

Depois da derrota, os jogadores de Gana choraram copiosamente. Inconsolável, Gyan saiu de campo carregado. O zagueiro Vorsah chutou três garrafas de água e teve de ser segurado pelos companheiros. Indiferente ao desespero dos africanos, o Uruguai comemorou muito o resgate de sua tradição em Copas do Mundo.

Ficha do jogo:


Uruguai 1 (4) x (2) 1 Gana

Local: Estádio Soccer City, Johannesburgo

Gols
Uruguai: Forlán, aos 9min do 2º tempo
Gana: Muntari, aos 46min do 1º tempo

Cartões amarelos
Uruguai: Fucile, Arévalo e Diego Pérez
Gana: Paintsil, Sarpei e Mensah

Cartão vermelho
Uruguai: Suárez

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano (Scotti), Victorino e Fucile; Álvaro Fernández (Lodeiro), Diego Pérez, Arévalo e Cavani (Abreu); Forlán e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez

Gana: Kingson; Paintsil, Vorsah, Mensah e Sarpei; Annan; Inkoom (Appiah), Asamoah, Kevin-Prince Boateng e Muntari (Adiyiah); Gyan. Técnico: Milovan Rajevac

Nenhum comentário: